Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/09/2021 às 07h59min - Atualizada em 26/09/2021 às 07h59min

Depois de quase 5 meses, choveu em Barra do Garças VEJA VÍDEO

Araguaia Notícia
Imagens da chuva no antigo posto fiscal de Pontal do Araguaia-MT na divisa com Barra do Garças-MT
A primeira chuva da estação Primavera em Barra do Garças, no Mato Grosso, ocorreu no início da madrugada de domingo (26/9) com alguns relampejos no céu e uma certa intensidade dos pingos. Mas foi uma chuva rápida, mas que deixou aquele cheirinho agradável da relva molhada.

Nós queremos a participação dos leitores nesta reportagem do site Araguaia Notícia para entender como que a chuva chegou nos bairros e setores da cidade. Aqui onde eu moro, perto do terminal de coletivos no bairro Santo Antônio, o quintal ficou bem encharcado e houve até mesmo enxurrada.

E aí no seu bairro, como foi? Conte-nos comentários!!!

Em quase cinco meses, essa foi a primeira chuva na cidade de Barra do Garças após uma estiagem rigorosa, que assusto a todos nós. No passado, as chuvas chegavam mais cedo no município, a partir de agosto, já tinha algum tipo de chuva momentânea.

Só que neste ano a estiagem foi mais severa e trouxe uma preocupação maior para comunidade com as pastagens, lavouras mais sacrificadas. Os rios Garças e Araguaia atingiram o nível mais baixo, nos últimos anos, proporcionando cenas jamais vistas de pessoas atravessando os rios literalmente ‘andando’ com a água na altura da canela.

Até mesmo uma prainha se formou no meio do Rio Araguaia em frente ao Porto do Baé onde banhistas se concentraram durante quatro finais de semana para se resfrescarem do calor. Ainda não choveu o suficiente para encher os reservatórios, córregos e rios e pelo jeito vai demorar pra que isso aconteça.

Porém, só mais uma observação sobre esse fenômeno da redução das CHUVAS também se deve a ação DANOSA do homem. Sim, infelizmente. NÓS... os homens estamos destruindo os rios, matas, córregos devido a ganância para se ter e mais e agora as consequências estão chegando. Infelizmente as estiagens vão continuar e a chegada da chuva será cada vez mais demorada e será comemorada como um grande acontecimento. Tem como mudar essa situação? Tem, sim!  Basta a humanidade respeitar o Meio Ambiente!!!
 
Primavera no Brasil
 
Quanto às estações do ano, o Brasil é um país bastante peculiar, considerando que as estações não são bem definidas em suas regiões. Isso dificulta a nossa percepção quanto à mudança de estação. O país, com exceção da região Sul, apresenta duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão úmido.

O início da primavera no país marca algumas mudanças com relação às temperaturas e ao regime de chuvas.

Normalmente com a chegada dessa estação, as chuvas começam a intensificar-se na maior parte do país, tornando então as temperaturas mais amenas e aumentando a umidade do ar, que, no inverno (estação anterior à primavera), encontra-se bastante reduzida.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90