Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/09/2021 às 11h41min - Atualizada em 23/09/2021 às 11h41min

Rio está secando em Bom Jardim-GO e cidade é abastecida por poços artesianos VEJA VÍDEO

Prefeito já pediu socorro ao governador Ronaldo Caiado e pede investimento de 1 milhão de reais com nova captação de água

Araguaia Notícia
A cidade tem água hoje porque ampliou de 3 para 5 poços artesianos
A cidade de Bom Jardim-GO, de nove mil habitantes, que fica no Oeste Goiano (a 32 km de Barra do Garças-MT), está enfrentando sua maior crise hídrica de sua história devido à estiagem de quase cinco meses na região e a pouca quantidade de água fornecida pelo Rio Bom Jardim, que está secando. A cidade esá tendo o líquido preciso, hoje, porque ampliou de 3 para 5 poços artesianos para abastecer a população.

Na rede social, populares reclamam da falta de água em alguns setores da cidade e nesta quinta-feira (23/9) um vídeo que mostra o Rio Bom Jardim bastante seco assustou mais ainda a população. O prefeito Odair Sivirino Leonel (DEM), disse que viu o vídeo, mas não sabe explicar se a filmagem é recente, todavia concordou que a situação é preocupante.

“Olha se não fossem poços artesianos, certamente estariamos numa situação mais desesperadora tendo que recorrer a caminhões-pipa”, comentou. 
 
A crise fica mais evidente nesse período de estiagem. “Esse problema realmente existe e se arrasta desde de 2016 e agora piorou porque a estiagem está mais longa neste ano, já são cinco meses sem chuva”, explica Odair. 

O prefeito ressaltou que já esteve na Saneago em Goiânia pedindo a construção de uma nova captação de água. “Eu estive na presidência da Saneago após conversar com o governador Ronaldo Caiado e pedii que seja construída uma nova captação de água no Rio Galheiro. O sistema de água de Bom Jardim foi construído no passado para 4 mil habitantes e hoje a nossa população é de 9 mil habitantes”.  A construção dessa nova captação seria um investimento de aproximadamente de R$ 1 milhão de reais. 

Outra medida que está sendo tomada, segundo o prefeito, é de reflorestamento das nascentes e margens de córregos e rios na região com o projeto Espinhaço e Ser Natureza, disponibilizado pelo Estado de Goiás em parceria com a prefeitura e Emater. “Somente assim devolvendo o que tiramos da natureza é que vamos evitar uma crise hídrica na região. Caso contrário o problema só vai aumentar”, finalizou.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »