Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/09/2021 às 17h44min - Atualizada em 22/09/2021 às 17h44min

Jaciara dá início as aulas do programa Muxirum de alfabetização de MT

Dona Maura, 71 anos, é uma das nossas alunas, aqui em Jaciara, que faz parte do programa que abrange 60 cidades de MT

Ascom - Jaciara/MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Foto: Vitor Fichio
A Secretaria Municipal de Educação deu início às aulas do Programa Muxirum, do Governo do Estado em parceria com Jaciara e mais 59 municípios mato-grossenses. O intuito é alfabetizar jovens e adultos, a partir dos 15 anos de idade que nunca freqüentaram à escola ou que não concluíram os estudos há mais de dez anos. As aulas em Jaciara começaram no dia 13 de setembro.

"É um desafio para o nosso município, mas estamos empenhados em reduzir o número de analfabetos na nossa cidade. Visitamos algumas escolas e nos orgulha ver jovens, adultos e principalmente a melhor idade dividindo o mesmo espaço, com o desejo de ampliar seus conhecimentos. Isso não tem preço", disse a prefeita Andréia Wagner, em discurso emocionado durante visita às unidades escolares.

"Nossa expectativa é alta sobre a alfabetização desses jovens e adultos. Estamos de portas abertas para atender esse público, dentro do que propõe o programa e com muita dedicação para colocar em prática nossas aulas. Os alfabetizadores, antes de irem à campo, passaram por capacitação e estão aptos a ajudá-los", salientou a secretária municipal de Educação Márcia Cristina.

Quem gostou do programa foi a dona Maura Rosa Novaes, 71 anos, moradora do bairro Santo Antônio. Segundo ela, todos os dias conta nos dedos a hora de ir à escola. Com muita dificuldade ainda para escrever as vogais, ela, com muita persistência e muito emocionada, não escondeu a alegria em poder aprender à ler e escrever. "Estou muito feliz. Esse programa caiu do céu na minha vida. Só tenho à agradecer a nossa prefeita Andréia por trazer esse programa para nós e a agradecer também a dedicação de todos que estão nos ajudando", disse a aposentada. 

Em Jaciara, já foram formadas 52 turmas, sendo sete delas na zona rural, conta com 36 alfabetizadores e 521 pessoas inscritas até o momento. Lembrando que, as inscrições ainda estão abertas. Para isso, é necessário comparecer à Secretaria de Educação das 7hs às 11 hs e das 13hs às 17 hs.

Parceria - O programa Mais MT Muxirum foi desenvolvido por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que o programa será executado pelo município, com atendimento flexibilizado quanto ao local – pode ocorrer em centros comunitários, igrejas, escolas – e com turma reduzida, de 10 a 15 alunos no máximo.

Serão atendidos jovens e adultos tanto da zona urbana como da zona rural, respeitando todas as regras de biossegurança.

“O regime de colaboração com os municípios é fundamental neste programa para que o atendimento chegue aos locais de mais difícil acesso. Hoje temos 199 mil jovens e adultos analfabetos nos 141 municípios de Mato Grosso, o que representa 5,9% da população acima dos 15 anos. Sem as parcerias, a implementação efetiva do programa não seria possível devido à extensão territorial do nosso Estado”.

Entre os desafios do programa estão a busca ativa dos quase 200 mil analfabetos e engajá-los no processo de aprendizagem. “E vamos conseguir isso com a participação dos prefeitos, dos secretários municipais de educação e da sociedade”, acrescenta Alan Porto.

O Mais MT Muxirum conta com 107 coordenadores municipais e 3.406 alfabetizadores nos 60 municípios.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90