Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/04/2014 às 08h16min - Atualizada em 28/04/2014 às 08h16min

PM lembra de mártir da polícia com palestras em Barra do Garças

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia

O 5º comando Regional da Polícia Militar (PM) de Barra do Garças realizou um ciclo de palestras nas escolas do município antes do início do feriado prolongado para lembrar o mártir da polícia, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que morreu ao participar do primeiro levante em favor da Independência do Brasil da coroa portuguesa.

Oficiais e sargentos da PM de Barra estiveram nas escolas recordando esse fato histórico entre os alunos. Na quarta-feira, eles promoveram palestras para os alunos da escola Delice Farias do bairro São José e Valdiza Rêgo Flores do bairro Jardim Palmares.

Tiradentes foi mascate, minerador e dentista prático, sendo que aos dezoito anos optou pela carreira das armas alistando-se no posto de Alferes no Regimento dos Dragões de Minas Gerais, equivalente à polícia montada nos dias atuais. Naquele tempo o Brasil, era colônia da coroa portuguesa e, por isto, pagou o preço com a sua própria vida.

A criança acompanhou atentamente as palestras e fizeram perguntas demonstrando o interesse pelo assunto. Participaram das palestras o aspirante a tenente Diogo e os sargentos Eurípedes e Batista da base comunitária São José na quarta-feira (16). Na segunda-feira tem feriado nacional de Tiradentes simbolizando a luta do Brasil para se tornar independente de Portugal.

A trajetória de Tiradentes também foi lembrada quinta-feira (17) durante a incorporação de novos soldados do 58º batalhão do Exército Brasileiro em Aragarças-GO com a presença de autoridades de Barra, Pontal e Aragarças. 165 recrutas colocaram a boina no primeiro gesto de ingressante das Forças Armadas Brasileiras.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90