16/09/2021 às 10h50min - Atualizada em 16/09/2021 às 10h50min

Turnê nacional sobre a importância de uma alimentação saudável passará por Barra do Garças neste domingo

Araguaia Notícia
Assessoria via Araguaia Notícia 

Ensinar às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável é uma difícil missão aos pais e educadores. O musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” é o mais novo projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), com sede em Araguaína – Tocantins, e visa facilitar esse acesso ao conhecimento, ensinando de forma lúdica e divertida aos pequenos sobre a importância de consumir alimentos saudáveis.
 
A peça voltada ao público infantil, com idade entre 6 e 10 anos, será apresentada neste domingo, 18, em Barra do Garças (MT). As apresentações ocorrerão em duas sessões às 17h e às 19:30h no Centro Cultural Valdon Varjão com entrada franca.  
 
O musical  é apresentado pelo grupo de teatro Artpalco e conta a história dos irmãos Ted e Nina, que vivem às turras com sua mãe, que insiste em oferecer para eles uma alimentação saudável. Em uma oportunidade, eles fogem de casa para se livrarem da hora do almoço e encontram um velho sábio que os presenteia com um boi mágico, que tem o poder de viajar no tempo.
 
Para instigar a atenção e deixar o público infantil atento aos ensinamentos, o espetáculo se utiliza de fantoches, música, dança, brincadeiras, o universo do clown e até a cultura popular, com um boi-bumbá como um dos personagens da história. “Para aproximar a apresentação do universo infantil, buscamos uma produção cheia de ludicidade, com uma linguagem mais próxima das crianças para falar da importância de uma rotina alimentar que inclua frutas, verduras e legumes, estimulando a alimentação saudável desde sempre", explica o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro.
 
Ainda de acordo com o diretor, o objetivo do projeto é despertar a consciência das crianças sobre uma alimentação saudável. “Ted e Nina são duas crianças comuns, onde uma gosta de uma alimentação à base de verduras e frutas e sua irmã prefere alimentos que não são tão saudáveis. Então, elas conhecem um personagem fantástico (o Boi do Tempo) e viajam duzentos anos no futuro, onde a alimentação é feita toda através de cápsulas em comprimidos e eles então sentem saudade da comida, de uma alimentação equilibrada”, descreve o diretor e dramaturgo.
 
Muito além de debater apenas a importância da alimentação saudável, o espetáculo infantil destaca também sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. “Queremos que as crianças se envolvam e também levem essa discussão para dentro de casa, para o seu seio alimentar, sobre a importância de se alimentar com saúde e também sobre a importância do meio ambiente, reforçando que se a gente não cuidar da nossa terra, ela já não mais produzirá”, conclui Luiz Navarro.
 
Projeto        
A montagem e circulação do espetáculo “Ted, Nina e o Boi do Tempo” é fruto de projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) executado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e patrocínio do Atacadão.
 
Este é o primeiro projeto que recebe patrocínio do Atacadão e, para o presidente do Instituto, George Henrique Silva, trata-se de uma oportunidade de incentivar a democratização da arte, pois há poucas atrações de cultura e arte produzidas em Araguaína, no Tocantins. Com o patrocínio do Atacadão, o Isca terá a oportunidade de utilizar a arte como instrumento de transformação social, nascida no Norte do Tocantins e repercutida em diferentes regiões brasileiras.
 
Pandemia

A turnê que passou Araguaína, Marabá, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Ji-Paraná, e Barra do Garças,  agora finaliza as apresentações em Palmas - TO. A turnê estava prevista para acontecer no início do ano, no mês de abril, porém, com a propagação da pandemia do novo Coronavírus foi suspensa e remarcada para este mês, cumprindo todos os protocolos de segurança por onde passou. 
 
FICHA TÉCNICA TED E NINA
TEXTO E DIREÇÃO: Luiz Navarro
TRILHA SONORA E DIREÇÃO MUSICAL: Nice Albano e Zé Caetano
ELENCO: George Henrique, João Victor  Braga, Suzi Olímpia e Tatiane Breve
SONOPLASTIA: Alyson Lira
ILUMNAÇÃO: João Pedro Albano
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Cinthia Abreu
ASSESSORIA DE IMPRENSA:Beatriz Oeiras


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.1%
4.7%
17.6%
76.6%