Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/04/2014 às 18h45min - Atualizada em 25/04/2014 às 18h45min

6ª Dinâmica deve realizar o maior encontro político

Agencia da Noticia
Interessante News

Acontece nesta sexta-feira(25) no Pátio da Araguaçu óleos vegetais, o maior encontro político já realizado na região Norte Araguaia. O evento vai receber pela 1ª vez o Ministro da Agricultura Neri Geller, além de dois governadores de Estado sendo o de Tocantins Sandoval Lobo e do MT Silval Barbosa, além de diversos senadores da Republica tanto de MT quanto do PA, além de Deputados Federais e Estaduais.

O Evento já é tradicional em Porto Alegre do Norte e faz parte da programação da Dinâmica de Empreendedores e Empreendimentos que realizou na sua primeira edição da Feira o Fórum Político isso em 2008, de lá pra cá todos os anos o Fórum acontece, assim como uma Audiência Pública da Assembléia Legislativa requerida pelo Deputado Estadual Baiano Filho que tem presidido as Audiências em todas as edições.

Para este ano o encontro prepara temas importantes para o desenvolvimento da última Fronteira Agrícola do Brasil, como a conclusão da BR 158 e do asfaltamento da BR 242, que liga a BR 158 à São Felix do Araguaia. Na oportunidade o representante do Dnit Luiz Antonio estará presente para falar sobre os trabalhos, a expectativa é de que se defina também se a BR 158 continuará no traçado original ou pelo desvio, passando pelos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista.

Como o tema principal será infraestrutura e logística, os debates também tratarão da TO-500, um projeto de asfaltamento da estrada da Ilha do Bananal que liga São Felix do Araguaia-MT à Formoso do Araguaia, pela Ilha. O Projeto é encabeçado pelo Governo do Tocantins, e gera grande expectativa para o MT e principalmente para a região Norte Araguaia, que poderia buscar o calcário produzido em Formoso com pouco mais de 100 km, isso geraria economia para a classe produtora da região. José Rubens Mazzaro assessor especial do Governo do Tocantins e um dos responsáveis pelo Projeto da TO 500 deve palestrar sobre o tema.

O projeto de ferrovia que interliga os estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão, é outro assunto que será abordado, o projeto é idealizado pelo Deputado Estadual José Riva. Ele adiantou que durante a sua exposição sobre a ferrovia, justificará a importância da implantação, pois com aproximadamente mil km de traçado ferroviário, será possível chegar até a ferrovia Norte-Sul, utilizando mais ou menos 490 km dela até Açailândia e mais 477 km na ferrovia Carajás (PA) para exportar a produção por um porto de mar, aumentando a capacidade de embarque em navios maiores. O futuro Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) em Itaquí com capacidade estática de 500 mil toneladas.

O Potencial Hidroviário da região também terá espaço na discussão, além do Programa do Governo Estadual MT Integrado. “Acredito que essa seja a grande oportunidade de mostrar para todas as autoridades presentes, o que o Araguaia é e do que ele precisa. Nós teremos aqui pela 1ª vez a presença do Ministro da Agricultura, além de diversos Senadores, Deputados Federais e Estaduais além da presença de Dois Governadores. Esse é o momento do Araguaia, e esse debate é importante para a concretização do desenvolvimento da região”, disse o Deputado Baiano Filho ao Agência da Notícia.

A Audiência Pública começa às 09:00 hs da manhã, horário em que devem acontecer os debates, a tarde o encontro continua, é aguardada também para a parte da tarde a chegada do Ministro da Agricultura.

O Agência da Notícia fará a cobertura do Fórum e trará os principais pontos discutidos em matérias de áudio e vídeo pra o internauta. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90