14/09/2021 às 17h13min - Atualizada em 14/09/2021 às 17h13min

Barra do Garças continua sem chuva, enquanto que ventania causa destruição em Confresa e Vila Rica VEJA VÍDEO

Olhar Alerta via Araguaia Notícia 

A cidade de Barra do Garças está com nuvens cinzentas mas ainda sem chuva, enquanto isso ventos fortes causaram prejuízos em duas cidades do Norte Araguaia: Vila Rica e Confresa, segundo relato do site Olhar Alerta.

Os estragos maiores foram no supermercado Hiper Xingu, em Confresa, e a sede de uma fazenda localizada na Vila Carmelita, em Vila Rica.
 
Em entrevista com a redação do site Olhar Alerta, Machado – gerente do supermercado – contou como aconteceu o fenômeno, por volta das 15h30 de sexta-feira (10):

“Não havia indicação de vento forte na rua. Um de nossos funcionários estava na parte de fora do mercado para levar os carrinhos de compra até os carros dos clientes, quando viu um redemoinho grande saindo do fundo do mercado e indo até a área do açougue, onde desceu e bateu no telhado causando esse incidente, destruindo telhas e forro, e saindo pelo estacionamento”. O mercado ficou fechado por aproximadamente 3 horas, para que a equipe conseguisse deixar a área afetada segura e livre para circulação novamente.

Ainda segundo o gerente, apesar do grande susto, ninguém se feriu durante o ocorrido. Ainda não foi feito avaliação do dano sofrido pela empresa, visto que ainda estão reparando o telhado – que deve ser finalizado até quarta-feira (15), para posteriormente refazerem o forro.
 
Em Vila Rica, a sede de uma fazenda foi completamente destruída por um vendaval que passou pelo local. O caso aconteceu no domingo (12), na Vila Carmelita. Pessoas presentes gravaram vídeos mostrando a destruição, narrando que até um bitrem foi derrubado pela ventania.

O que fazer ao verificar a iminência de ventos fortes?  

Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver; 

Feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência. Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém; 

Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamentos no caso de queda de árvore; 

Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair; 

Mantenha as árvores em sua casa sadias e bem podadas.

Confira abaixo:
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.7%
5.1%
19.8%
73.4%