Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/09/2021 às 08h58min - Atualizada em 09/09/2021 às 08h58min

Presidente da Funai recebe grupo de 40 indígenas Xavante em Brasília

Araguaia Notícia
Assessoria de Comunicação / Funai
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta quarta-feira (8), na Sede da instituição, em Brasília, um grupo de 40 lideranças Xavante da Terra Indígena Sangradouro, estado do Mato Grosso. Na ocasião, eles solicitaram o apoio da Funai para ampliar a produção de alimentos e pediram o fortalecimento das ações institucionais na região do município de Primavera do Leste.

Em abril deste ano, os Xavante colheram cerca de 50 hectares de arroz. A iniciativa faz parte do Projeto Independência Indígena, que busca incentivar a produção sustentável em comunidades indígenas do Mato Grosso. A intenção é cultivar também, num futuro próximo, soja e milho em uma pequena área da terra indígena.

No início da reunião, o presidente da Funai foi recebido com uma dança tradicional Xavante. A apresentação, segundo ele, atesta que as manifestações culturais e o desenvolvimento econômico podem conviver de forma harmônica. “Esse é o momento de vocês mostrarem que podem ter voz e que podem ser os protagonistas do que desejam, sem ser objeto de massa de manobra. Fico muito satisfeito em ver o potencial enorme de cada um de vocês ao buscarem melhores condições de vida. Essa busca não representa perda de identidade étnica em lugar algum”, pontuou Xavier.

O presidente da cooperativa indígena Sangradouro e Volta Grande, cacique Gerson Warawe, destacou a importância do cultivo de alimentos para a autossuficiência dos Xavante. “Nós estamos presenciando uma nova era, uma nova visão de desenvolvimento e progresso indígena. Foi muito importante que o senhor [presidente] tenha nos recebido dessa forma, com todo o respeito, acolhendo as lideranças indígenas da nossa terra. Queremos que nosso projeto sirva de exemplo para outras etnias, até mesmo em nível nacional, para que tenhamos dignidade e independência financeira”, ressaltou.

Também fizeram uso da palavra o cacique Bartolomeu Patira, o vice-cacique-geral da TI Sangradouro, Oswaldo Buruwé, e a liderança feminina Cândida Tsinhotse’eweara, entre outros. Pela Funai, participaram da reunião o ouvidor, Antonio Edgar Santos, e a coordenadora de Gênero, Assuntos Geracionais e Participação Social, Maria Aureni Gonzaga da Silva.

Independência Indígena

O Projeto Independência Indígena é uma parceria entre diferentes instituições como a Funai, o Governo do Mato Grosso, o Sindicato Rural de Primavera do Leste e a Cooperativa Indígena Sangradouro e Volta Grande, e conta com o apoio de dezenas de caciques da região. Nas diversas ações, o projeto disponibiliza ferramentas e maquinários utilizados no plantio e colheita do arroz, bem como promove a capacitação de indígenas em operação de tratores e práticas de cultivo, beneficiando 57 aldeias.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90