Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/08/2021 às 17h22min - Atualizada em 27/08/2021 às 17h22min

Dia do Psicólogo: entenda alguns desafios da profissão

Araguaia Notícia / Matheus Lôbo
Araguaia Notícia
Psicóloga Márcia Sanchez Couto
27 de agosto é o Dia da Psicóloga e do Psicólogo. A data tem origem em 1962, quando o então presidente, João Goulart, sancionou a Lei nº 4.119, que regulamenta a profissão. Desde então os profissionais estão em constante aperfeiçoamento e enfrentando desafios dia após dia.

Para a psicóloga Márcia Sanches Couto, que trabalha no centro de reabilitação Anjos da Guarda, no bairro Nova Barra em Barra do Garças-MT, um dos maiores desafios enfrentados pela Psicologia é mostrar para sociedade a necessidade que o ser humano tem de fazer o tratamento da saúde mental. “A população tem essa dificuldade de perceber que qualquer pessoa pode ter uma crise emocional”. E de fato muita gente encontra resistência ao procurar por um apoio psicológico. 

A profissão é vista com preconceito por diversas pessoas, e comentários desairosos como “só vai ao psicólogo quem é doido”, ou "psicólogo é coisa de gente fresca”, são recorrentes, mas não deveriam acontecer. No entanto, a sociedade pode estar caminhando em sentido oposto. Isso porque, segundo dados divulgados pelo Jornal da Unicamp, da USP, a pesquisa por atendimento psicológico na internet aumentou cerca de 88%. Fator este que pode ter sido causado pela pandemia.

A pandemia fez com que o trabalho se tornasse muito importante, principalmente por conta das perdas causadas por ela. Segundo Marcia, o profissional tem papel fundamental no enfrentamento ao luto. “Familiares foram marcados pela consequência do vírus, que foi letal. Com marcas de dor, perdas familiares. Essa situação de luto não é tarefa fácil de se enfrentar sozinho, e a psicoterapia é muito importante nesse processo”.

Segundo dados do Conselho Federal de Psicologia, a profissão no país atualmente conta com 407.745 profissionais, sendo que 5.352 deles estão no estado de Mato Grosso. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90