25/08/2021 às 06h43min - Atualizada em 25/08/2021 às 06h43min
Representante da Águas de Barra do Garças é questionado sobre atendimento e falta de água nos bairros
O presidente Pedro Filho, durante entrevista na imprensa, explicou que contrato pode ser rompido
Deogenes Nogueira / Assessoria CMBG
Na segunda-feira, 23 de Agosto, aconteceu a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças que contou com a presença do representante da empresa Água de Barra do Garças, André Bicca Machado, para tratar da questão de falta de água que vem assolando o município nos últimos dias.
O vereador Jairo Gehm (PRTB) questionou a empresa Água de Barra do Garças sobre o aumento de até 80% da taxa de esgoto. O cumprimento desta meta foi questionada pelo parlamentar também para o ministério público. O vereador seguiu elogiando os colaboradores e atendentes da empresa que vem atuando no gerenciamento da crise de falta de água instalada em alguns bairros da cidade.
O vereador Paulo Bento (PL) também parabenizou a coragem do representante da empresa de encarar um debate tão sensível como tem sido essa questão e destacou que vê necessidade de priorização dos investimentos da empresa para melhoria dos serviços prestados pela Águas de Barra do Garças. Destacou ainda que a sociedade precisa ser cuidada com carinho, portanto configura uma ação viável fazer reservatório de água, se as bombas que estão em atividade não estão sendo o suficiente para a demanda. Além disso destacou o problema de circulação de água imprópria relatada por alguns munícipes.
O vereador Zé Gota (PSDB) ressaltou a riqueza de água que há em Barra do Garças, o que entra em contradição com os recorrentes problemas relacionados à falta de água em Barra do Garças. Questionou qual a previsão para solução do problema de falta de água em Barra do Garças, apesar das taxas elevadas que são cobradas pela empresa.
Já o vereador Jaime Rodrigues (MDB) questionou sobre os planejamentos da empresa, uma vez que a concessão foi realizada a cerca de 18 anos atrás e as reclamações não são recentes. Destacou que apesar dos problemas, as contas de água continuam vindo elevadas e que não adianta o investimento que foi anunciado se não houver resultado. Além disso, mencionou esgotos a céu aberto nas ruas de Barra do Garças e perguntou também sobre a capacidade do reservatório de água da empresa.
O vereador Dr. Neto (PSB) considera importante o planejamento e relaciona a falta dele ao problema de falta de água sem antecedentes. Finalizou sua fala questionando o representante se ele também considera que houve um erro de planejamento.
A questão levantada pelo vereador Jairo Marques (Republicano) foi sobre os buracos e desníveis resultantes dos serviços de Barra do Garças. O vereador Guinha (PSD) pediu elucidação sobre as conexões e os materiais utilizados para fazer as reparações, especialmente no tocante à qualidade do asfalto.
O parlamentar Ronair Nunes (PSDB), por sua vez, relatou perceber pouca divulgação dos canais de comunicação da empresa, em especial para a comunidade mais carente. Sugeriu que fosse atrelado à conta de água um informativo contendo contato da ouvidoria e algumas orientações, para o caso de precisarem contatar a empresa Águas de Barra do Garças.
O presidente da Câmara, Pedro Filho (PSD), agradeceu a presença de todos, em especial da presença da população pelo Youtube e Facebook, e frisou os problemas que acontecem em alguns bairros que já duram cerca de 20 anos. Os vereadores precisam dar um retorno para a população para os problemas relacionados à falta de água e por isso, precisam inquirir os responsáveis pela empresa que tem como função principal a distribuição de água para a cidade. Também mencionou os motores bomba reserva para o caso de mau funcionamento do principal e retomou a questão dos desníveis causados pelos reparos ao asfalto realizados pela empresa.
Pedro Filho também mencionou questionário realizado para a população onde foi possível constatar que cerca de 54%, das 200 pessoas que responderam o questionário , relataram que há fornecimento de água em seus bairros, mas que falta com frequência. Além dessa pergunta, houve também com que frequência falta água, cerca de 35% das pessoas responderam de 2 a 3 vezes por semana.
Também há a reclamação da população com relação ao atendimento demorado ou ineficiente. O parlamentar finalizou seu discurso perguntando ao representante da empresa Água de Barra do Garças se ainda se haverá falta de água em 2022.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI