Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/08/2021 às 15h08min - Atualizada em 15/08/2021 às 15h08min

Iris Rezende completa uma semana internado na UTI após cirurgia por causa de AVC

Conforme boletim médico, político segue em estado grave, mas estável. Não há previsão de alta

Guilherme Rodrigues, G1 GO via Araguaia Notícia
O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende completou uma semana, nesta sexta-feira (13), internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da capital após uma cirurgia por causa de um acidente vascular cerebral (AVC).
 
Conforme boletim divulgado nesta tarde, o estado de saúde geral dele é considerado grave, mas estável e evolui gradativamente. Ele continua em respiração espontânea e sem previsão de alta.
 
O político foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça, que durou cerca de quatro horas. A equipe médica que o acompanha avaliou que a cirurgia foi bem-sucedida, mas ele teve de ser intubado.
 
Na última terça-feira (10), ele foi extubado e reconheceu as filhas quando elas entraram na UTI. Ana Paula Rezende disse em entrevista coletiva que o pai estava acordado, mas confuso por causa da sedação.
 
"Ele nos reconheceu, pediu água, pediu para ir embora e isso nos deixou aliviadas. Ele respira sem ajuda de equipamentos e também está com os movimentos perfeitos. Nos deu uma alegria muito grande", contou a filha.
 
Carreira
 
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedica a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.
 
O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Iris Rezende Machado começou a carreira em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.
 
Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.
 
Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.
 
Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
 
Iris Rezende ex-prefeito de Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Instagram

Iris Rezende ex-prefeito de Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Instagram

Iris Rezende ex-prefeito de Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Instagram

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »