Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/08/2021 às 18h36min - Atualizada em 10/08/2021 às 18h36min

Música de cantora de São Félix do Araguaia é tema da campanha 'Agosto Dourado' de Mato Grosso VEJA VÍDEOS

A música Leite e Mel da cantora Thamy Azambuja abriu a campanha Agosto Dourado

Repórter do Araguaia via Araguaia Notícia
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, lançou no dia 02 de agosto de 2021, a campanha “Agosto Dourado”. Este ano, a campanha parte do tema central “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, e reforçou o papel de cada ente, no incentivo ao aleitamento materno, exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade, com o apoio e mobilização da rede de saúde, estado e sociedade. A cor escolhida para simbolizar a campanha, faz alusão a definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao leite materno, que o considera alimento padrão ouro.

A programação iniciou-se com a carreata do grupo de mulheres de Cuiabá, “Supermães”, em prol ao aleitamento materno. A mobilização teve concentração na Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA. O percurso finalizou na Praça Alencastro, no centro da Capital. Além do grupo Supermãe, foram parceiros da carreata o Grupo do Ventre ao Coração, a Associação de Doulas de Mato Grosso (Adomato), o Banco de Leite de Cuiabá, a Família Canguru, a Câmara Municipal de Cuiabá, a Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá e o Grupo Omem.

A Coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, Rosiene Pires, frisou a importância da extensa agenda do Agosto Dourado, organizada pela Saúde Estadual. “A carreata deu início à agenda do Agosto Dourado em Mato Grosso, contou com muitas atividades e aconteceu o primeiro Webinar com assuntos temáticos sobre a amamentação. Em parceria com a SES-MT, a Faculdade de Nutrição da UFMT também promoveu o primeiro webinar “Extensão em pesquisa em aleitamento materno: experiências bem-sucedidas em Mato Grosso”, que é de que a amamentação é uma responsabilidade de todas e todos”, pontuou a gestora.

Na abertura do webinar a música escolhida "Leite e Mel", para campanha “Agosto Dourado”, da cantora e compositora Thamy Azambuja,da cidade de São Félix do Araguaia, interior de Mato Grosso deu o tom das apresentações do tema de amamentação do aleitamento materno do Estado de Mato Grosso. A letra é uma comparação misturando a mulher com a natureza. Ela canta: O fruto gerado no ventre, semente sonhada da flor, dourando ipê amarelo, nos braços, abraços de amor!

Nos locais de concentração, houve a orientação sobre a importância de se proteger a amamentação. A organização do evento também orientou quanto aos cuidados de biossegurança para prevenir a Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social. Desde 1981, o Ministério da Saúde coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no Brasil.



Durante a campanha doe frascos de vidro com tampa plástica: Leve Vida e Cultive a Esperança, para que a mulher possa coletar e doar o seu leite é necessário que ela o armazene em frascos de vidro com tampa de plástico rosqueável. Separe os frascos de vidro, aqueles utilizados para café solúvel ou maionese, e leve até um posto de coleta ou banco de leite mais próximo de você.

A programação ao longo do mês segue com os Encontros Macrorregionais de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, nos dias 03, 11, 19, 24 e 26 de agosto, realizados pelos Escritórios Regionais de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde das regiões.

Participou da cerimônia o Secretário de Saúde; Gilberto de Figueiredo, da Coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde; Rosiene Rosa Pires, dos palestrantes: Rodrigo Carvalho, Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Celly Silva, Grupo de apoio Supermães e Alberto Yoshiara, Projeto Omem.

Assista abaixo aos vídeos da canção que é a música tema da campanha do Agosto Dourado 2021 em Mato Grosso e da abertura do webinar sobre a importância do o aleitamento materno.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90