Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/08/2021 às 19h58min - Atualizada em 04/08/2021 às 19h58min

Estudantes de Comunicação da UFMT conquistam 8 prêmios na Expocom VEJA VÍDEO

Tamires Coelho / UFMT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) venceram prêmios em oito modalidades da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do Centro-Oeste nesta terça-feira (03/08). Os trabalhos concorrerão à disputa nacional junto aos vencedores de outras regiões brasileiras, em outubro, promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A edição regional do prêmio foi realizada remotamente pelo segundo ano seguido, devido à pandemia de covid-19. Embora as universidades tenham enfrentado muitos desafios desde 2020 para as atividades de ensino, pesquisa e extensão e algumas modalidades não tenham sido disputadas pelos estudantes, os cursos de Comunicação da UFMT chegaram a ser finalistas em 16 modalidades, 11 delas com trabalhos de discentes e docentes do curso de Jornalismo, um número significativo.

Para a professora Letícia Capanema, supervisora de um dos trabalhos premiados, “o Expocom é uma ótima oportunidade para mostrarmos a alta qualidade dos trabalhos que são desenvolvidos nos cursos de Comunicação da UFMT. Além disso, a premiação traz uma injeção de ânimo a discentes e docentes que têm desenvolvido excelentes projetos, mesmo diante das restrições da pandemia”.

Orientado por Capanema e aluno do terceiro semestre de Cinema e Audiovisual, Victor Novato venceu a modalidade “Fotografia Artística”, o que considera um incentivo e uma das melhores experiências como universitário que está enfrentando os estudos em meio à pandemia. “Foi muito satisfatório ser um dos premiados, nos dá uma força para continuar lutando com o Ensino a Distância, mas com muita esperança de que estejamos todos vacinados até o fim do ano, para as aulas presenciais voltarem. Com certeza vou querer concorrer mais vezes! Que venha a competição nacional!”, relata o estudante.

Davi Vittorazzi, líder do trabalho vencedor na modalidade “Agência Escola/Junior de Jornalismo”, explica que a Agência Focando se propõe a abordar pautas jornalísticas com maior profundidade. A agência foi contemplada com financiamento de um edital da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) em 2020. “Esse prêmio é um presente pra gente! Apesar de toda a correria, a gente se sacrifica para manter essa agência e para fazer um trabalho em que a gente acredita. É só alegria! E que mais estudantes possam passar pela agência, se identificar com nosso propósito e desenvolver um jornalismo experimental de qualidade e de profundidade”, diz o estudante.

Líder da reportagem em áudio/radiojornalismo premiada neste ano, Maryelle Ponce ressalta a importância social do produto vencedor. “A gente está mostrando uma realidade de uma comunidade rural que está produzindo banana chips, importante para a subsistência dessas pessoas, e que está enfrentando barreiras durante esse período de pandemia. Ao mesmo tempo, é muito importante no aspecto acadêmico, porque a gente tem uma cooperação, não é um trabalho de uma pessoa só, está sendo feito em conjunto. Uma palavra que define muito bem todo o trabalho que foi desempenhado é a palavra ‘gratidão’, porque a gente está aprendendo e ao mesmo tempo está dando visibilidade a algo que tem que ser mostrado”, enfatiza a graduanda de Jornalismo.
 
“É muito significativo para nós, docentes, receber oito prêmios em produções feitas neste último ano, que foi tão difícil. Conseguimos também o prêmio de melhor projeto de extensão, uma das modalidades mais concorridas, o que ressalta nosso compromisso com a comunidade de Mato Grosso, com a transformação social”, destaca Tamires Coêlho, professora orientadora de dois trabalhos premiados.

A sessão de premiação, que contou ainda com a apresentação musical de Márcio Camilo, está disponível na íntegra no Canal da Intercom no Youtube.
 
Confira abaixo a lista de trabalhos do Departamento de Comunicação da UFMT premiados na Expocom Centro-Oeste:
 
Modalidade: PT 14 Projetos de Extensão (avulso)
Trabalho vencedor: “Pauta Gênero: observação crítica e possibilidades na construção de uma comunicação menos excludente”
Aluno-líder: Giordano de Arruda Tomaselli
Orientadora: Tamires Ferreira Coêlho
 
Modalidade: PT 15 Aplicativos de Comunicação (avulso)
Trabalho vencedor: “Aplicativo Recoopsol e a Comunicação para a Economia Solidária”
Aluna-líder: Isadora Pereira Dias
Orientador: Luãn José Vaz Chagas
 
Modalidade: JO 01 Agência Escola/Junior de Jornalismo (conjunto/série)
Trabalho vencedor: “Focando: uma agência de jornalismo em tempos de pandemia”
Aluno-líder: Davi Jaivona Vittorazzi
Orientador: Thiago Cury Luiz
 
Modalidade: JO 05 Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo (conjunto ou série)
Trabalho vencedor: “Vida em quarentena e as histórias de isolamento”
Aluna-líder: Andrelina Braz da Silva
Orientador: Luãn José Vaz Chagas
 
Modalidade: JO 10 Reportagem em Áudio/Radiojornalismo (avulso)
Trabalho vencedor: “Vida em quarentena e as histórias de isolamento”
Aluna-líder: Maryelle de Campos Ponce
Orientador: Luãn José Vaz Chagas
 
Modalidade: JO 14 Produção em Jornalismo de Opinião (avulso)
Trabalho vencedor: “Lourival: um técnico além dos gramados”
Aluna-líder: Sarah Cristina Mendes de Oliveira
Orientadora: Tamires Ferreira Coêlho
 
Modalidade: RT 05 Produção Audiovisual para Mídias Digitais (avulso ou conjunto/série)
Trabalho vencedor: Encontros Ranema - Lives dos cursos de Radialismo e Cinema e Audiovisual
Aluno-líder: “Danilo Barreto dos Santos”
Orientadora: Claudia da Consolação Moreira
 
Modalidade: PT 06 Fotografia artística (avulso)
Trabalho vencedor: “Pandemia e isolamento”
Aluno-líder: Victor Henrique Novato Da Silva
Orientadora: Letícia Xavier De Lemos Capanema


Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90