Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/08/2021 às 15h12min - Atualizada em 01/08/2021 às 15h12min

Apesar da pandemia, prefeito Adilson Gonçalves cita crescimento e planeja obras para Barra do Garças

RD News
ARAGUAIA NOTÍCIA
Apesar de contabilizar 61 mil habitantes, o município de Barra do Garças registra mais de 111,8 mil carteiras do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso acontece, explica o prefeito Adilson Gonçalves (PSD), pelo fato de Barra ser um polo regional que recebe em sua rede de saúde pessoas desde o Baixo Araguaia até de cidades do estado vizinho, Goiás. No contexto da pandemia de covid, o município sentiu com mais intensidade o aumento da procura na rede de saúde.

“Os desafios são grandes para absorver a demanda, mas temos que atender a todos. Ficamos com em uma situação delicada, mas estamos trabalhando muito na saúde”, conta o gestor que está em seu oitavo mês à frente da prefeitura.

Prefeito destaca obras retomadas e projetos de infraestrutura e turismo

Só de UTIs covid são hoje ainda destinados 9 leitos além de outros 42 de enfermarias e 7 semi-UTIs. Tudo equipado com equipamentos como respiradores e monitores cardíacos. O prefeito conta que tem conseguido apoio do Governo do Estado em alguns projetos e destaca que o governador Mauro Mendes (DEM) já autorizou a destinação de R$ 6 milhões para reformar o pronto socorro municipal. “É uma obra de quase 30 anos e que nunca recebeu uma reforma geral. O prédio é antigo, foi doação de um sindicato, passou por algumas adaptações e agora vamos conseguir melhorar muita coisa”, comemora.

A infraestrutura da cidade também recebeu atenção com a destinação de emendas da bancada federal, com o deputado Neri Geller (PP) e o senador Carlos Fávaro (PSD), além do estadual Nininho (PSD), o que permitiu algumas melhorias nas vias urbanas com a aplicação de microrevestimento, semelhante ao recapeamento vias urbanas. O asfalto da Serra do Roncador está em processo de recuperação e o prefeito elenca a obra como uma das que foram retomadas em sua gestão.

Obras sociais

Duas creches estão em processo de licitação, a Jardim Nova Barra e a Solar Ville. Esta, por estar localizada em uma via de acesso às faculdades, vai atender também no período noturno para possibilitar aos pais terem onde deixar os filhos enquanto investem nos estudos.

Mas uma das iniciativas que tem animado o gestor é o projeto de construção do Lar dos Idosos que vai abrir 80 vagas, sendo 20 para acolher idosos com mais autonomia, 20 para aqueles que demandam cuidadores, 20 acamados e a novidade será a destinação de 20 vagas em uma creche para idosos onde famílias podem deixar os mais velhos durante o dia, enquanto trabalham. O projeto deve sair do papel em breve, de acordo com o prefeito. Depois de concluída a obra, a gestão deve ficar com uma instituição religiosa da Igreja Católica que contará com parceria com a prefeitura para manter o Lar.

Polo do turismo

Além de polo para a saúde da região, Barra do Garças é uma referência em turismo com atrativos naturais que vão desde cachoeiras às praias do rio Araguaia. De olho no crescimento do setor, o prefeito está focado as obras da orla da Beira Rio.

“Por meio do reequilíbrio financeiro, estamos renegociando com empreiteiros para atualizar os contratos e, em breve, retomar essa obra”, conta. A nova orla terá pista de caminhada ciclovia, academia e quiosques.

Adilson pensa ainda em um projeto para reformar as piscinas térmicas das águas quentes, um dos atrativos mais procurados pelos visitantes.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90