29/07/2021 às 10h22min - Atualizada em 29/07/2021 às 10h22min

Ameaçada de extinção, lobo-guará dá à luz quatro filhotes no Zoológico

Animais fazem parte de um programa de conservação da espécie. Essa é a segunda ninhada nascida no local em três anos.

G1 GO
Araguaia Notícia
Uma lobo-guará deu à luz quatro filhotes no Zoológico de Goiânia. Segundo o supervisor da unidade, Raphael Cupertino, a espécie está ameaçada de extinção e, para preservar os animais, eles ainda não estão disponíveis para visitação. Um vídeo mostra a mãe e dois filhotes brincando.

Os filhotes nasceram saudáveis no dia 10 de julho, mas a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (28) para não expô-los. "Apenas veterinários estavam entrando no local, dando vermífugos e os devidos cuidados. Não estávamos entrando lá para não estressar os filhotes ou a mãe”, explicou o supervisor.

Todos os filhotes ficarão em uma área reservada por, pelo menos, cinco meses, recebendo vacinas e cuidados veterinários. Após esse prazo, serão avaliados e colocados em um espaço aberto para visitação.

Os animais fazem parte de um programa de conservação da espécie, firmado entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Conforme o supervisor, como a espécie está ameaçada de extinção, apenas zoológicos associados à Azab, da qual o Zoológico de Goiânia é membro, podem participar do manejo fora do ambiente natural do animal.

“O lobo-guará é representante do Cerrado, infelizmente, ameaçado de extinção. A reprodução deles significa muito para nós. Essa é a segunda ninhada do zoológico, da mesma mãe, a primeira foi em 2018”, contou Raphael Cupertino.

No Zoológico de Goiânia também podem ser encontradas espécies como macaco-aranha-de-testa-branca, tamanduá-bandeira, onça-pintada e ararajuba.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.9%
5.1%
20.5%
72.6%