Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/07/2021 às 21h12min - Atualizada em 27/07/2021 às 21h12min

Laboratório confirma primeiro caso de variante Delta em Mato Grosso; jovem de 15 anos segue em isolamento

Olhar Direto
Araguaia Notícia
Nesta terça-feira (21) o Instituto de Análises Clínicas (INAC) confirmou pela primeira vez em Mato Grosso a presença da variante Delta do Coronavírus. O caso foi identificado em uma paciente de 15 anos, residente em Cuiabá, e que já havia apresentado resultado positivo para Covid-19, em março de 2021. O laboratório afirmou que já informou aos órgãos competentes os detalhes relacionados ao resultado positivo da paciente. Até o fechamento desta matéria a SES-MT não respondeu sobre a validação do caso. 

De acordo com o Instituto, no dia 20 julho de 2021, a responsável médica pela paciente solicitou ao laboratório a realização de um novo exame RT-PCR, sendo que este apresentou novamente resultado positivo para Sars-CoV-2. O caso passou a ser tido como “uma possível reinfecção”, visto que em um “curto lapso temporal” o resultado positivo se repetiu.

Diante da situação, a médica solicitou a realização de um “Teste de Identificação das Variantes de Preocupação (VOCs) e da Variante P2 (VOI) de SARS-CoV-2”. A análise constatou a presença da variante Delta. Ainda de acordo com o INAC, a responsável pela paciente relatou que a jovem segue em isolamento e apresentou sintomas gripais leves, com dores no corpo e de cabeça. 

Variante Delta

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a variante apresenta uma taxa de transmissibilidade elevada, sendo até 50% superior a B.1.1.7, a variante Alfa, detectada pela primeira vez no Reino Unido, devido a sua maior carga viral e capacidade de escape imunológico.  Segundo o diretor geral da organização, Tedros Adhanom, a variante já está presente em 98 países. 

No Brasil já foram registrados 169 casos, sendo confirmados nos Estados de Pernambuco, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »