13/10/2011 às 23h00min - Atualizada em 13/10/2011 às 23h00min

Escolas recebem projetor integrado

Secom-MT
Secom MT Escola Raimundo Pinheiro, Cuiabá

A comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Pinheiro, localizada no bairro Shangrilá, em Cuiabá, comemorou a chegada de um equipamento de projeção integrada para auxílio no trabalho didático durante as aulas. O projetor integrado é composto por um computador com acesso a Internet, multimídia, teclado, mouse, entrada USB e leitor de DVD. Ela é uma das 208 escolas da rede estadual que já recebeu cada uma, um projetor. O material está sendo utilizado nas Escolas por professores e alunos durante as atividades em sala de aula. Segundo a diretora da escola, Leila de Fátima Fortes, o projetor integrado tem contribuído para melhorar a qualidade das aulas, pois “estimula a participação dos alunos”.

“Nossos profissionais das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia têm utilizado constantemente o material na realização de suas aulas. Como temos internet móvel em toda a unidade basta apenas ligar o equipamento e dar a aula com o auxilio de pesquisas na rede”, disse. “Nossos alunos também agendam os dias disponíveis para utilização do projetor na apresentação de trabalhos”, completou Leila.

Na opinião do aluno do 1º ano, Alessandro Cristino dos Santos, 16, a chegada do projetor integrado tem contribuído para agilizar a preparação de seminários. “Antes tínhamos que digitar todos os trabalhos e entregar várias cópias impressas aos colegas. Agora não. Com o equipamento colocamos toda a apresentação e slides. Reduz o tempo e diminui a utilização de papel”, citou ao informar que utilizou o equipamento recentemente em uma explanação sobre “a História Milenar da China”.

CONVÊNIO

Além das 208 escolas, outras 204 unidades de ensino médio receberão equipamentos ainda este ano, totalizando 412 unidades. Os projetores são adquiridos pelo Governo Federal por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e repassados ao Estado mediante convênio.

De acordo com o coordenador de Formação e Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira, até o dia 15 de novembro outros 588 equipamentos, serão encaminhados dessa vez para escolas de ensino fundamental. Isso resultará em 1 mil projetores repassados para Mato Grosso.

No total, o investimento da União em parceria com o Estado chegará a R$ 1,4 milhão nessa primeira etapa do programa. “E com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR) oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), aumentaremos o investimento com a meta de colocarmos 3 projetores integrados em cada uma das 724 escolas da nossa rede estadual”, finalizou Lima.  


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.3%
4.8%
16.7%
77.2%