27/07/2021 às 09h07min - Atualizada em 27/07/2021 às 09h07min

Incêndio em Terra Indígena no Pantanal de MT é controlado pelos bombeiros

Foi detectado uma área de vegetação verde e úmida ao redor do local onde estava o incêndio, uma barreira natural que impediu a propagação das chamas.

G1 MT
Araguaia Notícia
O incêndio florestal na Terra Indígena Baía dos Guató, região do Pantanal de MT, em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, foi controlado na última sexta-feira (23) por uma equipe de oito soldados do Corpo de Bombeiros, que realizaram uma força-tarefa no local de difícil acesso, com a retirada de material combustível dos pontos considerados eminentes ao fogo e análise do campo.

Foram registrados dois incêndios no local, um no início do mês e outro na última semana.

Foi detectado uma área de vegetação verde e úmida ao redor do local onde estava o incêndio, uma barreira natural que impediu a propagação das chamas.

Como forma preventiva, o Corpo de Bombeiros vai monitorar via satélite, além de fazer sobrevoos uma vez por semana, para verificar a situação do solo. O relatório aponta que apenas uma área de 200 hectares foi consumida pelas chamadas. No último final de semana, não foi detectado nenhum novo foco de incêndio ou fumaça no local.

É segunda vez que foi registrado incêndio no mesmo local, decorrente de um fenômeno natural do Pantanal, ocasionado pelas turfas, uma espécie de carvão primário criando de vegetação compactada no solo, possibilitando a formação de pequenas brasas que se intensificaram com o atual clima seco na região.

Para realizar essa missão, o Corpo de Bombeiros contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além do Sesc Pantanal, que disponibilizou helicópteros para deslocar os militares e equipamentos de trabalho.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.9%
5.1%
20.5%
72.6%