Antônio Borges Neto, Notícias dos Municípios via Araguaia Notícia Há mais de uma década existe um movimento de conscientização regional em toda o Norte Araguaia para que a população se conscientize e eleja seu deputado estadual genuinamente da região, nos últimos anos essa ideia avançou e tem sido o assunto da vez debatido nas redes sociais em todo o Vale do Araguaia, com a nova PL a região poderá pela primeira vez eleger uma mulher deputada estadual, a advogada Janailza Taveira Leite, prefeita de São Felix do Araguaia.
Desde 2014 esse movimento vem crescendo na região Médio Araguaia, em 2018 resultou na eleição do médico anestesista Dr.Eugênio, da cidade de Água Boa para deputado estadual, o parlamentar ate então figurava apenas como mais um desconhecido no Araguaia, ele chegou a Assembleia Legislativa como sendo o único representante da região mesmo estando no baixo clero, antes havia sido vereador em Água Boa.
O esforço e a união de algumas lideranças de Água Boa e de cidades do entorno apesar de ter valido a pena, por pouco não elegeria seu deputado estadual, sua eleição somente foi possível graças aos votos de legenda apostados na sigla e a votação expressiva de alguns dos seus companheiros de chapa, a exemplo do deputado Max Russi que “bombou” nas urnas disputando reeleição e levou o colega de contra peso para o legislativo estadual, o importante é que o cara chegou lá e virou deputado estadual.
Para a eleição vindoura (2022) esse movimento volta a ganhar força política e desta vez na região Norte Araguaia, que aposta que terá seu próprio deputado.
Os debates acalorados sobre o assunto além de cair na graça do povo tem tomado viés político e passou a ser um dos principais assuntos do momento em toda a região Norte Araguaia através das redes sociais, a partir de Ribeirão Cascalheira ate as divisas do Pará (Vila Rica) e Tocantins (São Felix do Araguaia).
Pelo que apuramos o desejo de muitos munícipes e de alguns representantes políticos daquela região é que a população seja imunizada de candidatos paraquedistas que costumam “cair” nas pequenas cidades do Araguaia através de cabos eleitorais irresponsáveis e descompromissados com o desenvolvimento regional, aqueles que pensam apenas neles próprios e em acordos obscuros.
A imunização servirá também para os candidatos denominados copa do mundo, ou seja; aqueles que aparecem no Norte Araguaia somente de quatro em quatro anos para subtrair votos da região sem nenhum compromisso de benefícios coletivos para as cidades e sua população.
Para esse próximo pleito a ideia discutem-se nos bastidores em montar força tarefa formada por barreiras eleitorais e jurídicas no intuito de coibir a entrada na região de políticos e cabos eleitorais oportunistas que em nada somam com o desenvolvimento regional, além de descompromissados com o Norte Araguaia. “não podemos mais continuar pagando esse preço tão alto ajudando a eleger paraquedistas de outras regiões”. Desabafou um eleitor da cidade de Bom Jesus do Araguaia.
O objetivo dos munícipes é que o Norte Araguaia comesse a eleger seus legítimos representantes na Assembleia Legislativa, a falta de um deputado estadual genuinamente daquela região na Assembleia Legislativa tem dificultado a chegada de mais recursos para o Norte Araguaia, os poucos recursos que tem chegado, em sua maioria foram graças aos esforços e a união dos prefeitos através das suas entidades de classe e da atuação dos Consórcios regionais de desenvolvimento.
Nos bastidores e em meio a gabinetes de gestores um dos nomes em ascensão e que esta sendo cogitado é o da prefeita de São Felix do Araguaia, Janailza Taveira Leite.
Janailza por sua vez vem se destacando em todo o Araguaia com chances reais de disputar uma cadeira e se eleger deputada estadual, já em 2022, graças ao seu bom desempenho como gestora, e pelo fato de ser mulher e uma boa articuladora que conhece de perto os problemas regionais, dotada de desenvoltura visão municipalista e poder de liderança.
Taveira Leite esta no seu segundo mandato de prefeita e foi reeleita com uma votação expressiva em 2020, mas quando o assunto é renunciar a dois anos de mandato no executivo para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa ano que vem, ela prefere desconversar a ideia e adiar para outro momento.
Pelo que apuramos a prefeita projetou sua gestão ate dezembro de 2024 devido ao compromisso firmado com seu eleitorado e das muitas obras que estão em andamento em todo o seu município e de outras que estão por vir. Renunciar dois anos de mandato nesse momento talvez não esteja no projeto de Janailza e nem do seu grupo político.
Boatos dão conta que a prefeita de São Felix do Araguaia prefere continuar assistindo o progresso chegando a passos largos em todo seu município, seja com a pavimentação asfáltica da ‘estrada do Guardanapo’ interligando o distrito de Espigão do Leste com Canabrava do Norte, além de ver um dos seus principais sonhos serem realizados, que é a pavimentação de toda a BR-158 dentro do seu segundo mandato, ligando todo o Vale do Araguaia com o resto do País.
Para alguns a vez e a hora de Janailza Taveira virar deputada estadual seria em 2022, mas pelo que tudo indica ela prefere continuar trabalhando pelo seu município e esperar até 2026. Como dizem os potiguara “Não se avexe não”.