Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/10/2011 às 10h50min - Atualizada em 10/10/2011 às 10h50min

Promotor dá mais um flagrante em uso irregular de máquinas no Araguaia

Olhar Direto
Noticia dos Municipios Marcos Brant flagra máquinas de General trabalhando numa fazenda em Barra do Garças

Depois do flagrante em Torixoréu, o promotor Marcos Brant Gambier Costa flagrou o segundo uso irregular de maquinário em área particular no município de General Carneiro, a 64 km de Barra do Garças. As máquinas foram apreendidas na Fazenda Nossa Senhora Aparecida a 54 km da sede do município, de propriedade de um senhor identificado como Nelson, São José do Rio Preto.

As máquinas estavam consertando as estradas particulares da fazenda bem como trabalhando na construção de uma represa, manutenção de um curral e área de embarque e desembarque de gado.

A denúncia foi feita pelo ex-secretário de Obras da prefeitura, José Cláudio Abreu ao Ministério Público Estadual (MPE). Segundo o denunciante, as máquinas foram liberadas pelo prefeito Juraci Buchudo (PT) para realizar o serviço na fazenda, a pedido do seu Coordenador de Cultura, lotado na Prefeitura Municipal, de nome José Mauro; coincidentemente gerente da referida fazenda.

As máquinas foram adquiridas pelo governo de MT no programa 100% equipado e repassadas a prefeitura de General Carneiro. De acordo o termo de cessão de uso feito pelo estado ao município, os maquinários só podem atuar na manutenção das estradas vicinais e não em área particular.

O promotor Marcos Brant informou que o prefeito petista não compareceu no local para dar explicações e apenas dois funcionários da prefeitura compareceram ao local para tentar justificar as irregularidades cometidas pela administração: Vilmondes e Odilar. Os assessores informaram que os maquinários estavam naquela fazenda apenas para garantir melhoria nas estradas particular para o transporte de alunos da zona rural.

Esse é o segundo flagrante em menos de uma semana aplicado pelo MPE de Barra do Garças. O primeiro aconteceu na cidade de Torixoréu onde maquinas foram flagradas fazendo uma pista de pouso para aviões e uma represa também de um fazendeiro.

O promotor informou que vai abrir dois processos contra o prefeito de General Carneiro sendo um criminal através Procuradoria Geral de Justiça para responsabilizá-lo por crime de peculato e o outro, uma Ação Civil Pública para apurar as irregularidades cometidas pelo gestor publico, bem como pelo seu atual secretario de obras do município. Além disso, MPE vai pedir ao governador Silval Barbosa rompimento do contrato com a prefeitura pelo uso irregular do maquinário.

Em 2010 o Governo de Mato Grosso através de empréstimos junto ao BNDES investiu mais R$ 250 milhões na aquisição de equipamentos e maquinários rodoviários adquiridos pelo governo, considerada a maior compra realizada em todo o Brasil ê foram atendidos todos os 141 municípios de Mato Grosso.

Ao todo foram adquiridos 705 equipamentos novos, sendo 145 motos niveladoras, 376 caminhões basculante, 79 escavadeiras hidráulicas, 73 pás carregadeiras, 24 cavalos mecânicos e 04 pranchas de transporte de maquinas pesadas. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90