12/07/2021 às 23h09min - Atualizada em 12/07/2021 às 23h09min
VEJA VÍDEO: Mais de 250 tartarugas ameaçadas de extinição são resgatadas no Araguaia
G1 MT via Araguaia Notícia Mais de 250 tartarugas-da-amazônia, espécie ameaçada de extinção, foram resgatadas em três embarcações no entorno do Parque Estadual do Araguaia, localizado em Novo Santo Antônio (MT), nesse domingo (11).
Segundo as equipes de fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (PMPA), os animais estavam condicionados em sacos, cobertos com folhagens. Após o resgate, os agentes fizeram a soltura em uma região segura.
Segundo a Sema-MT, as embarcações onde foram encontradas as tartarugas foram apreendidas. Já os responsáveis pela caça ilegal fugiram do local a ainda não foram identificados.
Por estar ameaçada de extinção, a tartaruga-da-amazônia é protegida por lei para captura, posse, transporte e comércio.
No entanto, mesmo com essas restrições, segundo a secretaria, a espécie sofre forte pressão. A caça ilegal acontece porque a carne dela tem valor comercial nas cidades próximas ao Parque, onde consideram um prato exótico.
A caça de espécies de fauna silvestre prevê a detenção de seis meses a um ano, e multa, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei federal 9.605/98).
Rico em biodiversidade, o Parque Estadual do Araguaia é a maior unidade de Conservação de Mato Grosso, com cerca de 230 mil hectares, e uma das 33 Unidades de Conservação de Proteção Integral administradas pela Sema-MT.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (
CLIQUE AQUI)