12/07/2021 às 17h23min - Atualizada em 12/07/2021 às 17h23min
Morte de policiais penais por Covid-19 é três vezes maior do que de presos em MT
Apesar do número de infectados ser maior entre os presos, a taxa de letalidade é três vezes maior entre os servidores. Até agora,19 servidores e seis presos morreram em decorrência da doença no estado.
G1 MT
Araguaia Notícia
O número de mortes de policiais penais em decorrência da Covid-19 é três vezes maior do que a quantidade de presos mortos pela doença, em Mato Grosso. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), até agora, 19 servidores e seis presos morreram devido ao coronavírus no estado.
Os dados foram contabilizados pela Sesp desde o início da pandemia até a última sexta-feira (9).
Segundo o levantamento, 860 servidores e 3 mil presos se infectaram pelo coronavírus. Apesar do número de presos infectados ser cerca de três vezes maior que a quantidade de servidores diagnosticados com a Covid-19, a taxa de letalidade entre os profissionais da segurança é maior.
Atualmente, há 44 casos ativos da doença em servidores. Os profissionais, segundo a Sesp, estão se recuperando em casa.
Outros 33 presos também estão com Covid-19 e foram afastados de outros detentos para que não ocorra outras infecções.
Entre os servidores, o maior número de infectados - 79 casos - trabalham na Penitenciária Central do Estado (PCE), no Centro de Ressocialização de Várzea Grande - 62 contaminados - e na Penitenciária de Água Boa - com 51 infecções pela Covid-19.
Entre os presos, o maior número de infectados está na PCE, com 779 contaminados, na Penitenciária de Rondonópolis, com 254 confirmações, e na Cadeia Pública de Sorriso, com 228 casos registrados.
Vacinação A Prefeitura de Cuiabá vai disponibilizar cerca de 3,4 mil doses e os insumos para imunizar todas as Pessoas Privadas de Liberdade de Cuiabá, compreendendo a Penitenciária Central do Estado, Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, Centro de Ressocialização de Cuiabá e o Centro de Custódia da Capital.
A vacinação deve iniciar ainda nesta semana, após a entrega das doses e dos insumos como álcool, algodão, seringa, caixa para descarte e o armazenamento das doses. A equipe de saúde do Sistema Penitenciário é quem deve aplicar as vacinas nos presos.
Conforme a Sesp, a vacinação dos presos também fica a cargo das secretarias municipais de saúde. São elas que fazem a imunização dentro das unidades.
O Sistema Penitenciário tem uma população de cerca de 11,4 mil presos. Até a última sexta-feira (2), 2.903 presos foram vacinados em Mato Grosso.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI