Faleceu na sexta-feira (9/7), uma das lideranças xavantes mais conhecidas do país, Isabel Re’amo, por complicações renais, que demonstrava também a força da mulher xavante. Ela fazia parte da aldeia Imaculada Conceição, da reserva São Marcos, de Barra do Garças-MT.
Isabel atuava como profissional da saúde e liderança xavante. A morte de Isabel repercutiu entre as ongs (organizações não-governamentais), órgãos federais e instituições que defendem os direitos do povo indígena brasileira. A Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT) divulgou nota de pesar; a equipe que produziu o documentário ‘Território, nosso corpo, nosso espirito” divulgou um vídeo onde Isabel aparece falando sobre a luta do povo xavante. Esse documentário foi produzido em parceria com a produção digital/MT e a Namumkurá Associação Xavante.
O ex-prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral, que também introduziu um sobrenome indígena ao seu nome, Wamaritópré, deixou uma mensagem de sentimento à família e de reconhecimento a força da mulher xavante ao falar sobre a trajetória de Isabel.
"A luta dos povos indígenas perde uma grande guerreira. Minha irmã Isabel Xavante não está mais no nosso convívio. Vou sempre lembrar das nossas conversas, nossas lutas e o convívio com nossa família! Mulher guerreira, irmã solidária! Lembro como hoje, o dia que fui ‘adotado’ e reconhecido como um membro da família. Ela com uma fala de guerreira e olhando nos meus olhos me disse: você é irmão do Agnelo Xavante, então você é meu irmão e filho da nossa mãe! Já se passaram muitos anos, essas palavras ainda tocam meu coração! Guardarei grandes lembranças! Já estou com saudade minha irmã! Coração miúdo!". Tsawidi ahodi, destaca Chaparral Wamaritópré.
Em vida, Isabel lutou pelos direitos dos povos indígenas, em especial das mulheres, participando ativamente de movimentos, encontros e manifestações.
Ela não media esforços para mobilizar as mulheres de seu povo, na garantia de que elas pudessem participar e ser visíveis na defesa seus direitos, seja nas comunidades, em Barra do Garças ou em Brasília.
Lutando pelo fortalecimento dos Xavantes e das A'uwe Uptabi. Toda a equipe do documentário "Território: nosso corpo, nosso espirito" agradece por ter feito parte desta obra e nos ensinado tanto. Iremos garantir que sua história seja eternizada.
Ficam aqui também as condolências, respeito e sentimento pela morte de Isabel, uma força da mulher xavante que colaborou muito nas defesas dos direitos do povo xavante.
Logo abaixo assista um vídeo onde Isabel, ela mesmo, fala um pouco desta luta.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI