06/07/2021 às 18h44min - Atualizada em 06/07/2021 às 18h44min
Seduc começa quarta (7/7) atividade sobre saúde no trabalho a profissionais da Educação de Barra do Garças
Essa trabalho será realizado na escola José Angelo dos Santos a partir das 8 horas da manhã e será estendido até quinta-feira dia 8/7
Assessoria / Seduc MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Os profissionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realizam nesta quarta-feira e quinta-feira (07 e 08.07), em Barra do Garças, mais uma etapa dos programas de acompanhamento e assistência dos servidores da área para monitorar, agir de forma preventiva e cuidar da saúde deles.
Serão apresentados os programas Educação para Redução do Absenteísmo (ERA) e o Plano Estadual de Readaptação do Profissional da Educação (PERPE) a diretores, coordenadores e assessores pedagógicos e demais servidores do polo de Barra do Garças da Diretoria Regional de Educação.
Os acompanhamentos aos servidores do programa ERA e do PERPE serão feitos aos servidores a partir das 8 horas da manhã desta quarta-feira (07.07) pela Coordenadoria de Saúde e Segurança da Seduc-MT na Escola Estadual José Ângelo dos Santos, no centro de Barra do Garças.
Nos casos dos profissionais que não comparecem ao trabalho por algum motivo ou não têm condições de desempenhar suas funções, a assistência envolve encaminhamentos relativos à saúde física e mental para ele ser direcionado ao melhor atendimento médico necessário.
A diretora da Escola Estadual Plena Vereador Ramon Sanches Marques, de Tangará da Serra, Lenilza Roberta de Souza, relata a importância da implementação do programa pela Seduc-MT em momento crítico devido a pandemia.
“Muitos profissionais estão passando por psicólogos, psiquiatras, neurologistas”, diz. “A educação precisa de saúde, do olhar da equipe para a saúde dos profissionais”, afirma sobre os benefícios dos programas apresentados em Tangará da Serra.
Programa ERA e PERPE O Programa ERA trabalha com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, engenheiros do trabalho, assistente social, enfermeiro do trabalho, educador físico e demais perfis.
A ideia é reduzir o absenteísmo e os afastamentos por motivos médicos dos profissionais da educação, por meio de 10 ações específicas: ergonomia e ergopsicomotricidade, laboral, vida saudável, prevenção para a aposentadoria saudável, socioemocional, psicossocial, bem-estar, calendário da saúde, acolhida no ambiente de trabalho e segurança no trabalho.
O programa é acompanhado pelo Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral do Estado (CGE).
O PERPE, instituído por meio de portaria publicada no dia 20 de maio no Diário Oficial do Estado (DOE), visa acolher e acompanhar, pelo período de 12 meses, o servidor que se encontra em situação de readaptação funcional.
Para isso, a equipe multiprofissional do Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho vai desenvolver atividades para capacitação dos servidores em questão, por meio de intervenção laboral, de ergonomia e ergopsicomotricidade, socioemocional, psicossocial, bem-estar, ensino em saúde vocal, vida saudável, planejamento pessoal e profissional, desenvolvimento pessoal e laboral e aposentadoria saudável.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (
CLIQUE AQUI)