Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/07/2021 às 18h07min - Atualizada em 02/07/2021 às 18h07min

Secretaria tranquiliza que ninguém em Barra do Garças tomou vacina vencida da AstraZeneca

Em nota, a Secretaria de Saúde diz que aplicou de imediato os lotes que recebeu e teria ocorrido um equívoco na divulgação do Ministério da Saúdesobre as doses aplicadas

Araguaia Notícia
Barra do Garças, que aparece na lista, alega que aplicou as doses de imediato e que houve falha na inclusão do município neste relatório
A assessoria da prefeitura de Barra do Garças divulgou na tarde de sexta-feira (2/7) uma nota onde tranquiliza a comunidade dizendo que nenhum morador do município recebeu dose vencida da AstraZeneca pois os lotes foram aplicados de imediato e que na verdade houve uma falha na divulgação inicial do Ministério da Saúde onde consta que várias cidades do Brasil estariam usando vacina vencida até mesmo incluindo Barra do Garças. A matéria está em todos os sites nacionais, porém o Ministério da Saúde nega e alega que houve uma confusão no lançamento dos dados sobre as vacinas contra Covid. 

No caso de Barra do Garças, para tranquilizar a comunidade, a nota da prefeitura explica que o lote nº 4120Z001 da AstraZeneca foi recebido em janeiro de 2021 e as vacinas foram administradas no mesmo mês, esse lote tinha o prazo de validade para março de 2021. Já o lote 4120Z005, da mesma marca, foi recebido em março de 2021 e as doses também foram administradas ainda em março, o vencimento estava datado para abril de 2021.   

Segundo o Coordenador de Imunização no Estado, Tiago Nunes Rondon, ocorreu uma alteração do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e por isso ocorreu esse conflito na divulgação de informações.  

Em nota emitida pelo Ministério da Saúde, este informou que “nenhuma dose de vacina é entregue aos estados e Distrito Federal vencida” e que “cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”.  

Destarte, a Secretaria reitera que jamais aplicaria doses de vacinas vencidas na população e que está seguindo todas as recomendações e orientações das autoridades sanitárias.

A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Saúde reitera o compromisso e a responsabilidade com a saúde de seus munícipes.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »