Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/06/2021 às 10h35min - Atualizada em 21/06/2021 às 10h35min

Pontal do Araguaia oferece nesta semana curso de Apicultura a produtores em parceria com Senar

A ideia de oferecer o curso no município surgiu com os vereadores Fabiana Corte e Evanio Pereira

Araguaia Notícia
Foi aberto na manhã de segunda-feira (21/6) um Curso de Apicultura sobre manejo e exploração comercial do mel e derivados como pólen, geleia real e própolis.

O curso será realizado do dia 21 a 25 de junho no plenário da Câmara Municipal com carga horária de 40 horas semanais. Esse evento está sendo possível numa parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o Sindicato Rural de Barra do Garças, prefeitura e Câmara Municipal de Pontal do Araguaia.
 
Na abertura do curso houve uma solenidade com a presença do prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo (MDB); da presidente da Câmara Municipal, vereadora Fabiana Corte (MDB), vereador Evanio Pereira (MDB) e representantes do Senar e Sindicato Rural. Prestigiaram a abertura do curso, o vice-prefeito de Pontal do Araguaia, Luciano Costa, e a mobilizadora de cursos do Senar, Maria Elaine da Silva.

A ideia de oferecer esse curso à comunidade de Pontal do Araguaia para criar uma alternativa de renda e produção aos pequenos e médios produtores surgiu com a vereador Fabiana Corte e o vereador Evanio Pereira que foram atrás da parceira com o Senar e Sindicato Rural de Pontal do Araguaia

O mercado de mel e própolis está com demanda crescente tanto no mercado doméstico, quanto no internacional. Agora, o objetivo dos produtores é aumentar a renda familiar e a qualidade de vida no campo com a ajuda dos conhecimentos passados pelo Senar.

As abelhas têm um importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis. Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária.

Na parte teórica, os produtores aprendem sobre anatomia e fisiologia das abelhas, avaliação e manejo de colmeias, procedimentos de colheita e processamento de cera e própolis.

O curso de Apicultura de Pontal do Araguaia servirá de esteio para os alunos verem de perto exemplos de manejo que prejudicam produtividade das colmeias. As aulas práticas, associadas ao conhecimento teórico, possibilitam os apicultores alcançarem os três pilares da alta produtividade, que são a troca de cera, a alimentação para o enxame crescer antes da florada e a troca de rainha.


Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »