Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/06/2021 às 15h59min - Atualizada em 12/06/2021 às 15h59min

Jovem de Bom Jardim desaparecido é encontrado morto perto lago

Araguaia Notícia
Um desfecho triste com relação ao desaparecimento do Marcos Vinicius de Jesus Macedo, de 19 anos, que saiu de casa no feriado de Corpus Christi e o corpo dele foi encontrado na manhã de sábado (12/6) perto do lago da cidade de Bom Jardim.
 
A família já temia pelo pior pelo tempo que o rapaz ficou sem entrar em contato. Em postagem comunicado a morte de Marcos, familiares informaram que ele teria cometido suicídio.  
 
Quando do desaparecimento, a família procurou a rede social e fez uma campanha para envolver amigos e conhecidas nas cidades vizinhas na expectativa de encontrar o rapaz.

Que Deus conforte a família do Marcos!!!
 
Prevenções

Devido ao medo, preconceito e até desconhecimento sobre o assunto, o suicídio é um mal silencioso, em que, na maioria das vezes, a pessoa não deixa transparecer comportamentos com tendência suicida.
Claro que o ideal é buscar um profissional para o tratamento da pessoa que apresenta esses problemas, mas, como a resistência pela procura de auxílio é comum, a ajuda de quem convive com elas pode fazer a diferença.

E como você pode ser muito importante na vida de alguém que está passando por essa situação, saber identificar sinais é crucial na prevenção de um suicídio. Separamos 7 tipos de comportamentos que podem te ajudar a reconhecer se uma pessoa está com pensamentos suicidas, confira:

1 - Pensamentos
Pensamentos remoídos obsessivamente, sem esperança e concentração são um dos primeiros indícios, assim como enxergar a vida como algo sem sentido ou propósito;

2 - Humor
Alterações extremas no humor podem sinalizar emoções suicidas. Excesso de raiva, sentimento de vingança, ansiedade, irritabilidade e sentimentos intensos de culpa ou vergonha são sinais aos quais você deve ficar atento;

3 - Avisos
Frases como “a vida não vale a pena”, “estou tão sozinho que queria morrer” ou “você vai sentir a minha falta” estão diretamente ligadas a pensamentos sobre a morte. Se a pessoa se sente um fardo, busque ajuda;

4 - Melhora súbita
Geralmente a ideia de suicídio está ligada a um sentimento de que a pessoa está no fundo poço. A felicidade súbita pode ser um sinal de que a pessoa já aceitou a decisão de encerrar a própria vida. Caso você perceba uma melhora repentina, busque ajuda imediatamente;

5 - Desapego
Caso você perceba que a pessoa está começando a “fechar pontas soltas”, doar seus pertences e até visitar vários entes queridos, faça uma intervenção o mais rápido possível;

6 - Irresponsabilidade
Comportamentos irresponsáveis e perigosos, sem medir as consequências, como o uso excessivo de álcool e drogas, direção imprudente e sexo sem proteção são indícios de que a pessoa já não dá a importância devida a própria vida;

7 - Mudança na rotina
Todo mundo tem um lugar que gosta de frequentar em especial, então repare em mudanças extremas na rotina. Caso a pessoa pare de ir a locais que sempre gostou de visitar, tome uma medida o mais rápido possível. Abandonar atividades que lhe davam prazer é um grande sinal de alerta.

Se você identifica algum desses tipos de comportamento, busque ajuda imediatamente pelo telefone 141. Você pode conversar com algum voluntário, com respeito e anonimato sobre tudo o que for dito durante a chamada.

O apoio de um ente querido também é de muita ajuda. Converse, escute com paciência, sem julgamentos, sem expor nenhum sentimento que faça a pessoa se sentir culpada e envergonhada. Seja direto e pergunte se a pessoa está com pensamentos suicidas. Por meio da resposta você pode obter um forte indício para buscar assistência.

Diálogos salvam vidas.



 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90