Policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) prenderam três pessoas que portavam aproximadamente 47 kg de droga, neste domingo (06.06). A ação foi realizada em conjunto com a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), Força Tática do 6º Comando Regional da Polícia Militar (PM-MT) e o Grupo de Apoio (GAP) do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante patrulhamento fluvial no Rio Paraguai, em Cáceres (215 km ao Oeste de Cuiabá).
Por volta das 12h, durante a Operação Hórus/VIGIA, a equipe policial avistou uma embarcação que se deslocava no sentindo Bolívia/Brasil, com três ocupantes em atitude suspeita. Foi feita a tentativa de abordagem, momento em que a equipe observou que uma mulher retirou um revólver de cor prata da cintura e jogou na água. Logo em seguida, ela jogou também o aparelho celular.
Na abordagem, foram localizadas junto aos suspeitos duas mochilas de cor verde contendo 31 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína, pesando 31.234 kg; 33 tabletes de substância análoga a maconha, pesando 12.352 kg; e quatro tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína, pesando 4.122 kg.
Os policiais ainda encontraram com a suspeita 12 munições intactas de calibre 357 Magnum e também uma chave veicular, cujo carro ela informou ter deixado estacionado no ancoradouro com uma carretinha acoplada. A mulher disse também que deslocariam com a embarcação até o local em que o veículo estava estacionado. Diante disso, outra equipe policial foi até o local e localizou o veículo.
Os três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, juntamente com os materiais apreendidos, foram encaminhados para a Defron, para as providências que o caso requer. O prejuízo total ao crime foi estimado em R$ 800.000,00.
Outra ocorrência
Também no domingo (06.06), por volta das 14h, policiais do Gefron recuperaram dois veículos e prenderam um suspeito, em Pontes e Lacerda (450 km ao Oeste de Cuiabá). Durante fiscalização no posto do Matão, a equipe visualizou uma motocicleta de cor vermelha em atitude suspeita.
Posteriormente, os policiais deslocaram para fazer a abordagem e mais à frente se depararam com a motocicleta na saída de uma estrada vicinal, denominada “Cabriteira”, juntamente com uma caminhonete Triton L200 de cor prata. Ao avistar a viatura, o motorista do carro fugiu sentido Bolívia. Após um trecho em perseguição, o o suspeito abandonou o veículo e adentrou em uma área de mata. Os policiais fizeram uma varredura no local, mas não conseguiram localizá-lo.
Posteriormente, a equipe abordou o suspeito da motocicleta Honda/Titan de cor vermelha, que foi detido pelo fato de prestar apoio logístico na modalidade de “batedor”. Ele também foi reconhecido pela equipe, pela participação em um Roubo/Sequestro com cárcere privado, no município de Jauru, conforme Boletim de Ocorrência confirmado pelos policiais.
Na checagem via base do Gefron, constou que a L200 Triton de cor prata é produto de Roubo/Sequestro com cárcere privado, ocorrido na cidade de Pontes e Lacerda, conforme BO elaborado pela vítima. Diante dos fatos, o suspeito e os veículos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Pontes e Lacerda.
O valor de prejuízo total ao crime foi calculado em R$ 164.200,00.