Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/10/2011 às 07h00min - Atualizada em 01/10/2011 às 07h00min

Suspensa obra da Belo Monte e Raoni é homenageado na França

Olhar Direto
Agência Brasil Raoni é homenageado na França

O cacique Raoni, liderança indígena do Alto Xingu, divisa de Mato Grosso e Pará, foi homenageado com título de cidadão honorário de Paris, capital da França, onde está desde a semana passada numa campanha para suspender as obras da Usina Belo Monte, no rio Xingu. E pelo jeito a voz do cacique repercutiu mundialmente porque a Justiça Federal decidiu suspender as obras nesta quarta-feira (28).

O juiz federal Vara Federal, Carlos Eduardo Castro Martins proibiu o Consórcio Norte Energia S.A., responsável pela obra, de fazer qualquer alteração no leito do rio Xingu, como implantação de porto, explosões, implantação de barragens, escavação de canais, enfim, qualquer obra que venha a interferir no curso natural do Rio Xingu com conseqüente alteração na fauna ictiológica (dos peixes).

A 9ª Vara Federal do magistrado Carlos Eduardo é especializada no julgamento de causas ambientais e julgou procedente uma ação da Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira (Acepoat), que argumentou que o desvio do rio para construção da barragem pode prejudicar cerca de mil famílias que dependem da pesca.

A decisão do magistrado de certa forma é uma vitória para as 19 etnias do Xingu que são contra a construção da usina. Raoni está em campanha pelo mundo à procura de aliados contra o que ele chama de risco de destruição da Floresta Amazônica, A prefeitura de Paris informar que a escolha de Raoni foi justamente por essa luta incansável pelos povos indígenas do Brasil.

Raoni é 12º cidadão honorário de Paris. Na capital francesa desde a semana passada, o cacique tem o apoio na campanha contra Belo Monte de atores como Marion Cotillard e Vincent Cassel, além do diretor James Cameron, do filme Avatar. Ao receber o título, Raoni usava trajes indígenas. Ele pretende ficar em Paris até o próximo mês.

Na semana passada, ao chegar a Paris, ele recebeu uma lista com mais de 100 mil assinaturas em apoio ao fim das obras de Belo Monte. O abaixo-assinado foi lançado há cerca de um ano pelos responsáveis pelo site Raoni.com.

Belo Monte está prevista para ser a maior hidrelétrica totalmente brasileira, considerando que a Usina de Itaipu é binacional (em sociedade com o Paraguai), e a terceira maior do mundo. A usina terá capacidade instalada de 11,2 mil megawatts de potência e reservatório de 516 quilômetros quadrados.

A multa por descumprimento da liminar foi fixada pelo juiz em R$ 200 mil por dia. O consórcio responsável pela obra e a União podem recorrer da decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A liminar não atinge a construção do canteiro de obras e dos alojamentos para os trabalhadores do consórcio, que estão em curso. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90