Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/05/2021 às 19h55min - Atualizada em 30/05/2021 às 19h55min

Defensoria consegue UTI neonatal para bebê após mãe morrer em Barra do Garças devido a Covid

Araguaia Notícia
Os médicos conseguiram com muito esforço salvar uma recém-nascida de 7 meses, que nasceu durante uma parto emergencial no Pronto Socorro de Barra do Garças, no Mato Grosso, pois a mãe, bastante jovem, estava com Covid e havia um risco muito grande de mãe e filha morrerem em decorrência do vírus.

Após o parto, a mãe teve duas paradas cardíacas e faleceu. Começou então uma luta dos médicos para conseguirem uma UTI neonatal em Cuiabá ou Goiânia. A recém-nascida estava 'regulada' pelo sistema de saúde, mas não havia vaga em nenhuma das capitais e os médicos tiveram que improvisar um leito de UTI para ajudar a bebêzinha que nasceu prematura.

O pai e o avô da criança foram atendidos no começo da noite de sábado (29/5) pela Defensoria Pública. A defensora pública Lindalva de Fátima Ramos auxiliou no atendimento, mas quem fez o procedimento foi o defensor Hugo Leonardo Bonfim Fernandes, que estava de plantão no final de semana.

A Defensoria ingressou com uma ação judicial e conseguiu um leito em Cuiabá e a recém-nascida foi transferida no domingo (30/5) chegando na capital por volta das 11 horas da manhã. E a partir agora, a luta é para manter a recém-nascida viva. O primeiro boletim médico sairá nesta segunda-feira (31/5) por volta das 10 horas.

A cidade de Barra do Garças está no grupo de Risco Muito Alto em Mato Grosso com 6.972 casos sendo 513 casos ativos, 244 óbitos, 42 internados e duas UTIs pública e privada lotadas. Na madrugada de sábado, o ex-vereador de Pontal do Araguaia Emildo Ferreira teve que ser transferido para UTI de Primavera do Leste porque a UTI do Pronto Socorro estava cheia e mesmo assim Emildo, fundador do Festival de Praia da Arara não resistiu e faleceu.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »