Justiça manda transferir bebê que precisa de cirurgia de urgência para Cuiabá
A recém-nascida A. H. B. H. será transferida do Hospital São Luiz, em Cáceres, para o Hospital Santa Casa, em Cuiabá, ainda na noite desta sexta-feira (14/5), caso sua saúde esteja estável. A Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu no final do dia que o município de Araputanga e o Estado viabilizassem a transferência e a cirurgia de urgência, necessária para que ela sobreviva. A bebê nasceu prematura, na manhã de hoje, com uma má-formação congênita que fez o seu intestino ser formado fora da cavidade abdominal. O diagnóstico fez com que os médicos do hospital em Cáceres, indicassem cirurgia de urgência, assim que ela nascesse. Porém, o local não tem um Centro Cirúrgico Neonatal, o que exige a transferência. A defensora pública plantonista, Carolina Weitikiewic, foi procurada pelo pai de A., Rafael Sobrinho, 30, na noite de quinta-feira (13/5). Ele pediu ajuda para que a esposa fosse transferida para um hospital com a estrutura adequada para o caso, antes do parto. A pretensão não foi possível, mesmo com Carolina e sua equipe correndo contra o tempo para viabilizar a vaga administrativamente e posteriormente, por meio de uma ação na Justiça. “A nossa intenção inicial era que a bebê nascesse num hospital e fosse operada imediatamente, conforme prescrição médica, o que não foi possível. Porém, a notícia de que ela será transferida ainda hoje para Cuiabá nos dá esperança e nos faz realizados, pois são pessoas que precisaram da Defensoria e conseguiram esse amparo. Fizemos tudo ao nosso alcance e o surgimento da vaga, renova nossas esperanças”. Carolina lembra que o resultado é uma conquista de todos os envolvidos no processo, principalmente da equipe médica, que ela lembra, trabalha para garantir que a bebê esteja estável para passar pelo deslocamento. “Ficamos muito felizes em ver a felicidade da família que está tendo a chance de ver a sua bebezinha lutar pela vida”. A defensora ainda agradeceu o apoio da Mídia, que facilitou que o caso fosse conhecido por médicos e profissionais da saúde, antes mesmo da intimação judicial. A mãe de A., Jainy Haidmann, 26, ainda ficará internada em Cáceres e o seu esposo acompanhará a bebê até Cuiabá. “Agradeço de todo coração todo o suporte e ajuda que a Defensoria Pública nos deu, os médicos, o Hospital, todos trabalharam para nós ajudar a conseguir essa vaga. As últimas 24 horas foram de muita tensão, mas acredito que teremos um final feliz, graças a Deus. Deus é maravilhoso o tempo todo. Desejo que Deus abençoe todas as pessoas que nos ajudaram”, disse Sobrinho. A previsão é de que A. e seu pai deixem o Hospital São Luiz, em Cáceres, às 21h e que cheguem em Cuiabá na madrugada de sábado. Porém, só deixarão Cáceres se a bebê estiver com o quadro estável. A família mora em Araputanga e foi para Cáceres por imaginar que lá, teriam melhor estrutura.
%BANNER%
%BANNER%
FONTE: ARAGUAIA NOTÍCIA