Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/05/2021 às 20h58min - Atualizada em 10/05/2021 às 20h58min

Barra do Garças vacina gestantes que tenham comorbidades a partir de terça, dia 11/5

Andrezza Dias / Semana 7
ARAGUAIA NOTÍCIA
O secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, anunciou na tarde de segunda-feira (10), em entrevista coletiva no anfiteatro da prefeitura, que Barra do Garças dará início a vacinação contra a Covid-19 para quem tem comorbidade a partir das grávidas acima de 18 anos com comorbidades, a partir de amanhã (11/5).

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Maria Auxiliadora Dantas (Dora), todas as gestantes serão contempladas com a vacinação, no entanto, nesta fase inicial apenas as que possuem comorbidades receberão o imunizante. “São aquelas gestantes que estão fazendo pré-natal basicamente no alto risco. Essa gestante pode ter diabetes, hipertensão ou algum agravo que é necessário priorizar na vacinação”, explicou Dora.

Ainda nesta semana diversos grupos que têm comorbidades serão vacinados. Nesta segunda-feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação nos pacientes renais crônicos, aqueles que precisam de diálise ou hemodiálise. “Amanhã [terça-feira] serão as gestantes, na quarta-feira vamos fazer uma repescagem dos idosos remanescentes, aqueles idosos acima de 60 anos que não foram vacinados ainda”, disse a diretora.

O cronograma segue na quinta-feira (13) com a imunização das pessoas com deficiência, as cadastradas com Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os pacientes com síndrome de down acima de 18 anos.

Auxiliadora reforçou que apenas as gestantes e outros pacientes que pertencem aos grupos citados, acima de 18 anos, receberão a vacina, pois o uso do imunizante ainda não foi liberado em menores.

Já na sexta-feira (14), pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos começam a receber a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde estima que há mais de 6 mil pessoas pertencentes a estes grupos. Será necessário a comprovação dessas doenças por meio de receitas médicas, atestados ou exames, por exemplo. Além disso é necessário apresentar o voucher ‘Vale Vacina’ no dia da imunização. Este vale vacina é disponibilizado em qualquer UBS do município.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Luanna Maria dos Santos Martins, as pessoas que tiverem dúvidas sobre as doenças consideradas comorbidades que integram o Plano Nacional de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19 podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Confira abaixo a lista de comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19, conforme o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde:

1. Diabetes melitus (Qualquer indivíduo com diabetes)
2. Pneumopatias crônicas graves
3. Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
4. Hipertensão arterial estágio 3
5. Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade
6. Insuficiência cardíaca (IC)
7. Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
8. Cardiopatia hipertensiva
9. Síndromes coronarianas
10. Valvopatias
11. Miocardiopatias e Pericardiopatias
12. Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
13. Arritmias cardíacas
14. Cardiopatias congênita no adulto
15. Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
16. Doença cerebrovascular
17. Doença renal crônica
18. Imunossuprimidos
19. Anemia falciforme
20. Obesidade mórbida
21. Síndrome de down

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90