Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
04/05/2021 às 11h22min - Atualizada em 04/05/2021 às 11h22min

Onze cidades de MT têm falta de vacinas para aplicar a 2ª dose

Além disso, sete municípios mato-grossenses ficaram sem vacinas para a aplicação da primeira dose no grupo prioritário.

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Onze municípios de Mato Grosso afirmaram em pesquisa realizada na última semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que ficaram sem vacina para aplicação da segunda dose no prazo estipulado pelo informe do imunizante.

Além disso, sete municípios mato-grossenses ficaram sem vacinas para a aplicação da primeira dose no grupo prioritário.

Segundo a CNM, os nomes das cidades não divulgados para preservar a autonomia de cada um.

Entre os municípios que suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na semana passada por falta do imunizante Coronavac, segundo levantamento do G1, estavam: Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Poxoréu.

O primeiro município a suspender foi Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, no dia 22 de abril. A prefeitura retomou a aplicação na semana passada, mas o estoque chegou ao fim pela segunda vez, e a campanha foi suspensa novamente na quinta-feira (29).

No quarta-feira (28), Poxoréu informou a suspensão da aplicação e disse que aguardava novas doses.

As prefeituras de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, e de Sinop, no norte do estado, também suspenderam a aplicação da segunda dose na quinta-feira (29).

O problema da falta de segunda dose nos estados acontece depois de o Ministério da Saúde, então dirigido pelo general Eduardo Pazuello, ter recomendado o uso de todo o estoque da vacina como primeira dose após "garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores". Depois, mudou a orientação ao recomendar reserva de imunizantes.

Além das cidades de Mato Grosso, cidades de ao menos 18 estados suspenderam a aplicação da 2ª dose da CoronaVac por falta de imunizante nesta semana.

A CoronaVac tem de ser aplicada em um intervalo de até 28 dias. Se houver atraso, a orientação é tomar o quanto antes e o atraso, segundo o Ministério da Saúde, não compromete a imunização da população

Kit intubação e oxigênio

A CNM também perguntou aos gestores se, durante este ano, o hospital da região de cada um enfrentou problemas relacionados à falta do kit intubação. Treze municípios informaram que as unidades locais já ficaram sem os medicamentos do kit.

No kit intubação estão incluídos:
  • Besilato de atracúrio, para relaxar a musculatura
  • Besilato de cisastracúrio, para intervenções cirúrgicas
  • Brometo, quefacilita a intubação
  • Midazola, que funciona também como um sedativo

Além disso, a pesquisa trata de outras questões, como a falta de oxigênio e de imunizantes.

Quanto ao oxigênio, dois municípios dos 70 questionados indicaram que essa é uma preocupação constante e admitiram que correm o risco de ficar sem o insumo nos hospitais da região nesta semana.

Três municípios afirmaram que há pacientes nas UPAs aguardando por leito de UTI.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90