Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/04/2021 às 20h03min - Atualizada em 30/04/2021 às 20h03min

MT é referência em trabalhos de busca, resgate e salvamento com cães do Corpo de Bombeiros

Araguaia Notícia
Os integrantes do 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), localizado em Várzea Grande, recepcionaram o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), nesta última terça-feira (27). Na oportunidade, o parlamentar conheceu a metodologia aplicada pelos militares na busca, resgate e salvamento de vítimas com uso de cães e os importantes avanços obtidos com essa atividade que garantiu que o Estado se tornasse referência no país.

Inicialmente, o diretor operacional que coordena as operações com cachorros, coronel Agnaldo Pereira, explica que essa é uma atividade recente da corporação, em que já foram realizados uma série de trabalhos que incluíram treinamentos, cursos e qualificações. “É um processo que o major Marcondes começou em Colíder, no ano de 2012. Ele foi nosso pioneiro e precursor e tivemos várias turmas formadas na busca e resgate com cães em Mato Grosso. É um trabalho que exige uma dedicação a mais do militar”, explica.

Ele conta que hoje, Mato Grosso é referência no país devido um esforço da equipe. “A visita do deputado é uma oportunidade para conhecer o nosso trabalho. Muitos conhecem só através da mídia. Quem vê de fora, vê o resultado. Uma busca bem sucedida, a dinâmica é saber conduzir em um cenário de operações. É um trabalho, em particular, que almejo que consiga alavancar e fortalecer”, ressalva Pereira.

Avanços - O major Rafael Marcondes realizou uma apresentação para que o deputado tivesse um panorama dos trabalhos com cães realizados pela instituição, em Mato Grosso. Ele explica que em 2012, foi quando iniciou os trabalhos nesta área, em que houveram muitas dificuldades. Logo, no ano de 2015, com apenas um cão, receberam a primeira Certificação Nacional pelo bom desempenho do animal. No ano seguinte foi inaugurado o canil no 2° Batalhão e, assim, a atividade começou a ser trabalhada de forma mais séria com a promoção de capacitações e treinamentos.

Ele acrescenta que em 2018, Mato Grosso foi pioneiro na realização da Certificação Regionalizada e garantiu, neste mesmo ano, a primeira Certificação Nacional na Modalidade Rastreio. “Essa foi uma modalidade específica, no Paraná, o cão teve um bom desempenho. Era uma modalidade nova, a nível de bombeiro militar. Conseguimos destaque e a melhor nota”, ressalva Marcondes.

Emenda – O coronel Pereira explicou ao deputado que cada militar cuida do seu cão, em que realiza todo o custeio dos animais com vacinas, ração, consultas, cirurgias, suplementos vitamínicos, coleiras, comedouros, remédios, entre outras despesas. Perante essa informação, o parlamentar se dispôs a analisar a destinação de emendas para o próximo ano, ao reconhecer a importância da execução da atividade para atender a sociedade.

“Conheci o trabalho dos cães que é muito importante junto com os nossos guerreiros do Corpo de Bombeiros Militar. Eles tiveram em Brumadinho e realizam importantes ações com estes animais. Já assumimos o compromisso com emendas para o custeio dos cães, sendo que fui informado que já está em tramitação a doação dos cães para o governo estadual e, assim, ficará mais fácil formalizar a destinação de recursos para podermos contribuir. Já aproveito para pedir aos meus colegas parlamentares para ajudarmos a instituição com estes cães”, anuncia Claudinei.

Brumadinho - Com o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019, ocasionou a morte de mais de 250 pessoas. Alguns corpos ficaram desaparecidos por causa da quantidade de lama que necessitou da atuação diária de bombeiros militares para o resgate das vítimas. “Foram 127 dias de operação. Mantivemos equipes com dois cães, com revezamento a cada 10 dias. Fomos o Estado que mais tempo permaneceu no apoio e que mais enviou binômios (cão e bombeiro militar), sendo no total 10. Eles tinham a especialidade de identificar cadáveres. Não bastava ser cães só para resgate”, salienta o major.

Além da Operação Brumadinho, outros tipos de ações realizadas com cães são de busca de pessoa viva, apoio à Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), cursos, estágios e certificações, entre outros. De acordo com Marcondes, neste ano de 2021, está previsto para acontecer em Mato Grosso, a primeira Certificação de Equipes do Brasil promovido pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC), em Cuiabá. “A gente vai receber binômios de outros estados brasileiros. Certificar equipes. É um evento de três dias com simulação que vai ocorrer na capital”, adianta.

Referência - Em Mato Grosso, já são 17 cachorros certificados que garante o Estado ser considerado referência no país, seguido do Paraná, Goiás e Santa Catarina. Também, ainda há oito raças em fase de treinamento. O CBMMT possui cinco tipos de raça que são o Labrador, Pastor Belga de Malinois, Bloodhound, Blue Heeler e Border Collie.

Além de Cuiabá, outros municípios mato-grossenses que têm cães para trabalhar na busca, resgate e salvamento são Cáceres, Barra do Garças, Jaciara, Sinop, Confresa, Nova Mutum, Sorriso, Pontes e Lacerda.

Fonte: Samantha dos Anjos Farias / Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »