Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/04/2021 às 15h35min - Atualizada em 30/04/2021 às 15h35min

Parceria entre UBS’s e Laboratório de Barra do Garças realizam exames preventivos ao câncer de colo uterino

De acordo com OMS, surgem anualmente 570 mil novos casos da doença no mundo

Araguaia Notícia
O câncer do colo de útero ou câncer cervical é uma das doenças que mais acomete mulheres no mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, esta doença, pode manifestar-se em qualquer idade, porém, é mais frequente na população jovem, sexualmente ativa e principalmente, com idade entre 25 a 65 anos.

Dentre os exames que detectam o câncer do colo uterino e doenças sexualmente transmissíveis temos o Preventivo Citológico, mais conhecido como “Papanicolau”. Este exame tem a função de constatar lesões no colo do útero em estágio inicial, antes de evoluírem para câncer de colo. A realização precoce do diagnóstico, que permite detectar a presença do papilomavírus, vírus responsável pela infecção persistente resultante no câncer de colo, pode prevenir que a doença avance e evolua para quadros mais graves.

Por este motivo é fundamental que o serviço de saúde oriente e forneça a realização do exame preventivo, que deve ser feito de forma regular a cada 6 meses ou no mínimo uma vez ao ano. Em Barra do Garças, as mulheres podem buscar este serviço pela rede pública de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A coleta é simples, durante o exame ginecológico o profissional faz a exação das células do colo do útero com uma espátula e escovinha, estas células são espalhadas imediatamente em lâmina de vidro, após este procedimento, o material é enviado ao Laboratório Municipal Dr. Arnulfo Coutinho, que é a unidade responsável pelo diagnóstico deste exame pelo SUS em Barra do Garças, de forma totalmente gratuita.

De acordo com o coordenador do laboratório municipal, Edson Fredulin Scherer, os exames estão a cargo dos profissionais farmacêuticos citologistas, Yehya Chakib e Raniana Fratari.

“Hoje, com a nova gestão na saúde pública de Barra do Garças, um departamento citológico estruturado, com profissionais devidamente habilitados possibilita a realização de exames de qualidade com resultados em torno de 15 dias após a entrada no laboratório”, completa Scherer, que é doutor em imunoparasitologia.

Nos postos de saúde, para a coleta do exame, é necessário um preparo que é realizado dias anteriores pela própria paciente, é o que nos explica a farmacêutica Raniana:

“O preparo adequado, realizado pela própria paciente antes da coleta, consiste em evitar relação sexual nas últimas 48 horas, o não uso de cremes e duchas ginecológicas, não estar em período menstrual pelo menos há dois dias antes do procedimento. Além disso, é necessário estar portando o cartão do SUS e documento de identidade e apresentá-lo na UBS no dia do exame”, completa Raniana. 

A equipe citológica conta com o total apoio do secretário de saúde, Adilson Tavares e do prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves. Todos empenhados em prestar assistência de qualidade à saúde de Barra do Garças e região.
Vale ressaltar, que uma das formas de prevenção de câncer de colo de útero e outras infecções sexualmente transmissíveis é imprescindível o uso de preservativos durante a relação sexual. Para mais informações busque os profissionais dos postos de saúde, pronto atendimentos e demais referências de saúde de seu município.

Fonte: Secom-BG

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »