Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/03/2014 às 10h19min - Atualizada em 01/03/2014 às 10h19min

Na contramão da folia, carnaval de 2014 em Cuiabá entra para história e bate recorde em quantidade de eventos religiosos

Olhar Direto
Reprodução

Nunca antes na história mato-grossense, a capital do Estado recebera simultaneamente tantos Eventos religiosos durante o período do carnaval como acontecerá em 2014. Somente em três encontros de Católicos e Espíritas que acontecem de 1 a 4 de março, a perspectiva é de agregar cerca de 130 mil pessoas em oração e constante vibração de amor.

O evento católico 28ª Vinde e Vede, este ano espera reunir 120 mil pessoas. Começa neste sábado e vai até dia 4 no Memorial João Paulo II, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. “A programação se inicia no dia 01 de março, sábado, com o MicareCristo e eu estou atualizando um pouco esta edição. Um fenômeno social que nós presenciamos no final do ano, o rolezinho, eu estou fundando o roleCristo e convido crianças, jovens e famílias a participarem. No domingo, o dia será dedicado à Eucaristia com a Renovação Carismática estará à frente com o tema 'a Igreja Vive da Eucaristia' é uma inciclica do Papa João PauloII”, explica o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos.

Ainda segundo o arcebispo, na segunda-feira (3), será o Dia Mariano, outra encíclica do Papa João Paulo II, à Mãe do Redentor. “E, na, terça-feira, será o lançamento da Campanha da Fraternidade que este ano será contra o tráfico de pessoas, de crianças”, finalizou.

O segundo evento de cunho religioso de grande porte que ocorrerá na Capital durante o carnaval é a 58º Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza – Promoção Social Espírita, Concafras-PSE. A expectativa é reunir aproximadamente 7 mil trabalhadores voluntários espíritas de todo o Brasil e de vários países durante os quatro dias do evento que acontece nas sedes das Universidades de Cuiabá e Candido Rondon. Mais de 80 tipos de cursos e palestras serãos oferecidos durante os 4 dias do evento.

Fundada há mais de 50 anos, a Concafras-PSE, foi criada com a finalidade de reunir confrades espíritas que realizavam campanhas de fraternidade Auta de Souza para traçar diretrizes e metas de trabalho. Com o sucesso do encontro, o evento tornou-se anual, ganhando novos objetivos, e atraindo milhares de pessoas. Acontecendo há 58 anos, ininterruptamente, a Concafras-PSE não tem sede definitiva. Trata-se de uma caravana de amor e fraternidade, integrando o Movimento Espírita na Pátria do Evangelho. Sua sede alterna-se anualmente, conforme a instituição espírita que a organiza.

“Acontece sempre no período de Carnaval, contrapondo-se às trevas do momento mais triste do nosso país, quando muitos crimes são cometidos sob efeito de drogas, álcool, entre outros. O encontro já está sendo considerado um das maiores do país a reunir voluntários espíritas do planeta, por atrair multidões interessadas em participar de um evento que consegue congregar pessoas de todas as idades, pela sua característica de simplicidade e alegria”, afirma Márcio Monteiro, presidente da Concafras 2014.

Cuiabá já recebeu três vezes a Concafras: em 1986, 1994, e em 2002. E mais três vezes no Estado de Mato-Grosso: Rondonópolis, Barra do Garças e Campo Verde, totalizando com Cuiabá, seis ao todo.

“É uma honra receber a CONCAFRAS pela sétima vez em Mato Grosso, já que o saudoso Nympho de Paula, o fundador desse evento, era mato-grossense da cidade de Poconé. Além disso, há anos que o encontro não reunia tantos caravaneiros em uma única cidade: sete mil pessoas. Nós, cuiabanos e mato-grossenses temos que nos esforçar ao máximo para recebermos tantos irmãos de outras terras de forma calorosa e fraterna. Como a Concafras por onde passa deixa um rastro de luz, de esperança e consolação, é mais do que nosso dever doar a todos os que estarão conosco o que temos de melhor”, finaliza.

Em 2013, a CONCAFRAS deu um importante passo para tornar-se um evento internacional, no mês de julho na cidade de Tegucigalpa (Honduras) onde foi realizada a 1.ª CONCAFRAS mundial, que reuniu representantes de mais de 40 países. Todo o evento será transmitido ao vivo pela TV Mundial de Espiritismo através do site www.tvmundialdeespiritismo.com

O terceiro evento religioso é Reunião Geral da Aliança Espírita, que irá reunir em Cuiabá trabalhadores de casas espíritas da Aliança Espírita Evangélica do Centro Oeste, Brasília, Minas Gerais e Ribeirão Preto. O encontro acontece nos dias 1,2 e 3 março no complexo da Univag. O evento da Aliança tem com tema Aliança com Jesus – Um Caminho de Trabalho para a Redenção.

Segundo Ana Rosa, uma das coordenadoras do evento, dentre a ideia do encontro de trabalhadores é ‘confraternizar para melhor servir’. Dentre os temas a serem estudados no evento estão ‘A Cura dos Leprosos’, ‘A Samaritana do Poço’, ‘A Parábola dos Samaritanos’, e os ‘Valores da Aliança para o Futuro’. A expectativa de público é de mais de 400 pessoas. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90