Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/04/2021 às 17h32min - Atualizada em 05/04/2021 às 17h32min

Governo de MT está construindo ponte que encurtará em até 200 km distância do Médio Araguaia a Brasília

Essa ponte é considerada a maior do estado de Mato Grosso

Rafael Govari, Jornal O Pioneiro
ARAGUAIA NOTÍCIA
Canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326; Foto – OP
Com quase 500 metros de comprimento, a que será a maior ponte do Mato Grosso, está com as obras avançando em ritmo acelerado. A reportagem do OPioneiro esteve no canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326, entre Nova Nazaré e Cocalinho e também entrevistou o prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho (Salgadinho).


Canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326; Foto – OP.
 
Com 483 metros de comprimento e mais de 52 milhões de reais em investimentos, a ponte irá encurtar, para alguns municípios do Médio Araguaia, em até 200 km a distância para a nossa Capital Federal, Brasília-DF. A previsão é que a obra, sob responsabilidade do Governo do Estado, iniciada no segundo semestre de 2020, seja concluída em menos de um ano. “Estive lá semana passada e o andamento está indo de vento em popa, o que me deixou muito otimista, porque falaram que a entrega está prevista para março de 2022”, disse Salgadinho.


Canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326; Foto – OP.


Canteiro de obras da construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326; Foto – OP.

Além da ponte sobre o Rio das Mortes, o Governo do Estado tem investido em outras estruturas de concreto na MT-326. A ponte sobre os rios Borecaia, Corixão e Corixinho estão prontas; sobre o rio Água Preta está conclusa, faltando apenas o aterro; sobre o rio Água Suja a estrutura está em construção nesse momento; já a ponte sobre o rio Água Limpa é de concreto e será duplicada.


Ponte de concreto concluída sobre o rio Borecaia; Foto – OP.


Construção da ponte sobre o rio Água Suja na MT-326; Foto – OP.

Junto com as pontes, o Governo do Estado tem investido na pavimentação da MT-326. Dos 112 km entre Nova Nazaré e Cocalinho, restam 57 km para serem asfaltados, com obras em andamento e previsão de conclusão ainda em 2021. A ponte sobre o rio Araguaia, que divide Mato Grosso e Goiás já está pronta e o trecho de estrada de chão em território goiano tem previsão de ser pavimentada em 2022, conforme informou Salgadinho.

Se todas essas obras encurtarão a distância para Brasília, elas também facilitarão, na direção oposta, o tráfego dos moradores da região com a Capital de Mato Grosso, Cuiabá, além das centenas de caminhões que trefegam diariamente sobre essa rodovia, levando o calcário das minas de Cocalinho para as lavouras de todo o Vale do Araguaia/Xingu, ou na direção oposta, levando o milho para os confinamentos que ficam no estado de Goiás.


Mina de calcário em Cocalinho; Foto – OP.

Da BR-158 para se chegar a Nova Nazaré existem dois caminhos, pela MT-240, com seus 50 km já asfaltados ligando com Água Boa; e pela MT-326, ainda estrada de chão, que tem 31 km ligando até o antigo auto posto Rei da Estrada. A maior parte do calcário e da produção agrícola passam pela MT-326, mas esse trecho já tem o projeto pronto, com expectativa de que as obras de pavimentação sejam iniciadas em 2022, acredita o prefeito.

Com pontes de concreto e asfalto em todas as rodovias estaduais que cortam Nova Nazaré, o prefeito disse que sobra dinheiro para investir nas estradas municipais. “Hoje temos uma das melhores malhas viárias do Mato Grosso, praticamente todas nossas estradas municipais são levantadas e cascalhadas. Isso só foi possível porque a MT-326 foi pavimentada, sobrando dinheiro para outras obras”, relata o prefeito.

Conforme Salgadinho, o movimento pela MT-326, mesmo incompleta e com pontes em obras, já aumentou em mais de 50% nos últimos dois anos. Com todas as obras prontas, ele acredita num grande desenvolvimento para o município e região. Na beira da MT-326, já é possível ver muitas áreas de lavouras onde antes só haviam pastagens. A conversão de áreas para a agricultura tende a se acelerar nas próximas safras.


Prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho (Salgadinho); Foto – Assessoria.

 
João Teodoro acredita que a atual gestão do Governo do Estado está sendo uma dos melhores que já houve para o município. “Mauro Mendes e Otaviano Pivetta está se tornando um dos maiores e melhores governos para Nova Nazaré, com certeza”, atesta o prefeito, que com a ajuda do Governo de Mato Grosso, pretende asfaltar o restante da cidade ainda em 2021.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »