Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/02/2014 às 14h28min - Atualizada em 22/02/2014 às 14h28min

Chegada da agricultura muda o foco na solicitação de treinamentos

Eldorado FM
Eldorado FM

"A agricultura está chegando muito rápido em nosso município que até bem pouco tempo tinha a pecuária como base da economia", ressalta o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Eduardo Ribeiro. Ele conta também que essa transformação influencia nas demandas de treinamentos junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Até bem pouco tempo os treinamentos mais pedidos pelos produtores rurais de Vila Rica, a 1.300 km de Cuiabá, eram os de inseminação artificial, manejo e recuperação das pastagens, rédeas e doma. Com a chegada da agricultura os mais procurados passaram a ser os de tratoristas e manutenção de colheitadeiras. "Para atender essa demanda temos vários treinamentos do setor de agricultura programados para 2014".

Com 2.376 propriedades com menos de 200 hectares, a região também tem muitos pequenos produtores de leite. "Queremos mais qualidade para o nosso leite e, por isso, também vamos atender em 2014 a demanda para o treinamento sobre a de Instrução Normativa (IN) 62, que orienta sobre a qualidade do leite".

Com estradas ruins e dificuldade de acesso, o principal desafio do presidente Eduardo Ribeiro para 2014 é tornar os produtores rurais mais unidos na defesa dos seus direitos. "Temos pelo menos 5 mil quilômetros de estrada de terra em nosso município. É difícil para o nosso produtor sair da propriedade tanto para os treinamentos como para as mobilizações para defender nossos direitos".

O portfólio da entidade de ensino rural oferta 154 treinamentos que atendem as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Todos gratuitos.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90