Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/03/2021 às 09h29min - Atualizada em 25/03/2021 às 09h29min

Perdas por excesso de chuvas devem ser compensadas pela alta no preço da soja

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prevê que mais de 100 milhões de grãos não tenham local para serem armazenados no país neste ano, o que é um recorde.

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
As perdas por excesso de chuvas devem ser compensadas pela alta no preço da soja em Mato Grosso.

A alternativa dos produtores, para proteger e armazenar a soja nas lavouras, foi usar uma espécie de ‘bolsão’, a chamada silo bolsa.

O preço da soja pode subir ainda mais em relação à safra anterior, cerca de 33,5%.

A valorização da soja deve puxar para cima também o valor bruto da produção agropecuária do país, que neste ano pode chegar a um recorde, ultrapassando R$ 1,173 trilhão (+15,8%) em relação a 2020.

Mas para alcançar esse patamar histórico, os produtores vão precisar lidar com gargalos de infraestrutura. Um deles é guardar a safra que acabou de ser colhida.

“A gente já tem déficit de caminhões e não temos ferrovias. Então a armazenagem poderia amenizar isso, uma vez que o produtor guarda aquele produto e depois ao longo do ano ele vai transportando pelas rodovias e, aí sim, conseguiriam dar conta deste fluxo”, explicou Fernando Cadore, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prevê que mais de 100 milhões de grãos não tenham local para serem armazenados no país neste ano, o que é um recorde.

“Então, para que quem não é do setor entenda...é como se tivesse um comércio, uma loja de roupa e não tivesse onde guardar o seu produto, a sua mercadoria... e ainda mais se tratando de alimento perecível que você corre o risco de perder”, disse Cadore.

A especialista do CNA explica que, se houvesse uma logística melhor para armazenar e transportar a soja, isso poderia se refletir também no bolso do consumidor, com queda no preço da carne e dos combustíveis. A soja e o milho, por exemplo, são usados para ração animal e etanol.

“Digamos que ele possa guardar para escoar seu produto mais à frente, quando a oferta de transportes for maior. Então, ele vai conseguir fretes mais baixos, assim sucessivamente haverá uma redução no custo do seu produto, chegando a gôndola dos supermercados com um valor bem menor do que quando ele tem que imediatamente escoar seu produto imediatamente”, comentou Elisangela Lopes, assessora técnica da CNA.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »