22/03/2021 às 22h19min - Atualizada em 22/03/2021 às 22h19min

No dia Mundial da Água, Secretaria de Turismo participa de plantio de árvores em Barra do Garças

Secretaria de Turismo/Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA
Na segunda-feira (22/3), no Dia Mundial da Água,  a Secretaria de Turismo participou, a convite do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Alto Araguaia, Águas de Barra do Garças, Sema e  Secretaria de Meio Ambiente, às margens do Córrego Peixinho, dentro do Parque Estadual da Serra Azul, do plantio de 100 mudas de árvores nativas do Cerrado. 

Uma ação em comemoração do Dia Mundial da Água.

''Essa ação é um projeto piloto, que vem na intenção de fazer com que a comunidade reflita sobre a importância do Meio Ambiente, como hoje no dia Mundial da Água, através desse plantio de mudas. A mensagem é de preservação, para que posteriormente ações como essa mobilizem mais pessoas." comenta Arianne Ayres, Supervisora da Águas de Barra do Garças, uma das parceiras da iniciativa.

O plantio de hoje foi realizado em uma APP (Área de Preservação Ambiental), e teve também a participação de alguns moradores locais que vão ajudar na manutenção dessas mudas. São mudas de Jamelão, Jatobá do campo e do Mato, Igua, Tamborim, Sanga d'água e Angico, essas espécies são nativas do cerrado, e a área de copa de cada árvore tem média são 6 metros.
 
Plantar é a parte mais fácil desse processo de reflorestamento, comenta Clodoaldo Carvalho, Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Alto Araguaia. "A garantia de sucesso está na manutenção, essa é a maior dificuldade. Com o tempo é importante retornar para verificar o coroamento das árvores, combater as formigas e acompanhar o crescimento. Assim elas vão saindo.''

A água é uma substância essencial para a nossa sobrevivência e a de todos os seres vivos, por isso hoje, no Dia Mundial da Água, o plantio dessas mudas próximo a margem do córrego peixinho contribui na preservação do meio ambiente e de todo o ecossistema.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.3%
24.4%
1.4%