Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/03/2021 às 15h41min - Atualizada em 22/03/2021 às 15h41min

Frasco de vacina da Covid é aberto na 1ª aplicação e depois fica em caixa de isopor, explica coordenadora de Pontal do Araguaia

O frasco vem com 10 doses. A explicação se deve a questionamento de famílias que vacinadores já chegam com frasco aberto ou somente com a seringa

Araguaia Notícia
Algumas famílias de Pontal do Araguaia, na divisa de Mato Grosso e Goiás, ficaram intrigadas porque em algumas vacinações de idosos em casa, o frasco da vacina já chega aberto ou profissional da saúde já chega com seringa com líquido sem mostrar de onde pegou a vacina.

Esse fato aconteceu no início do mês com uma família que questionou esse método de vacinação. A coordenadora epidemiológica, Dana Vilela, procurada pelo site Araguaia Notícia, disse que o frasco da vacina (no momento está sendo a Coronavac) vem 10 doses. Ele é aberto para retirar a quantidade certinha de cada dose e restante fica dentro de uma caixa isopor para manter a temperatura de conservação da vacina para ser aplicada no prazo de seis horas nas demais pessoas.

Dana frisou que o método utilizado em Pontal do Araguaia é mesmo recomendado pelo Ministério da Saúde para todas as cidades e estados. 

“O frasco é aberto na primeira pessoa vacinada e depois fica dentro de uma caixa de isopor porque evita um choque com a temperatura ambiente e conservar a vacina”, explicou.

Segundo Dana, devido a temperatura ambiente na região, é em torno de 30 graus, não é possível ficar abrindo a caixa de isopor todo instante para mostrar a vacina para as famílias com risco de perder a eficácia do produto.

Aproveitando a entrevista, a coordenadora explicou que Pontal do Araguaia já terminando de vacinar os idosos de 75 anos. "Aqueles que ainda não foram vacinados que procurem a Secretaria que estaremos mandando uma equipe na casa do idoso", destacou. Em Pontal, a vacinação dos idosos está sendo feita em casa. 

Pontal do Araguaia começou a vacinar com AstraZeneca com 80 doses e agora está recebendo a Coronavac. No início a campanha de vacinação contra a Covid começou com os funcionários da saúde e idosos nos postos de saúde Geraldo Pimenta e Benjamin Correia. E agora segue na casa do idoso seja no perímetro urbano ou rural. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90