Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/03/2021 às 09h28min - Atualizada em 16/03/2021 às 09h28min

ACIEB pede que Barra do Garças siga horário de MT durante decreto e comércio possa abrir até 20 h

Sobre este assunto, vote em nossa enquete LINK LOGO ABAIXO

Araguaia Notícia
A prefeitura de Barra do Garças recebeu dia 12/3 um oficio enviado pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Barra do Garças (ACIEB), Bernardo Gonçalves Mendes, solicitando que o decreto estadual seja cumprido pelo horário de Mato Grosso. (VOTE EM NOSSA ENQUETE)

Todos sabem que o comércio barra-garcense segue o horário de Brasília e está fechando às 19 horas. Caso seja feita essa alteração passando a seguir o horário de Cuiabá, o comércio então teria que abrir às 08 horas da manhã e fechando às 20 horas.
 
O oficio da ACIEB foi entregue na sexta-feira ao prefeito Adilson Gonçalves Macedo. Uma das justificativas do grupo é o prejuízo causado pelo decreto ao autorizar o encerramento de centros comerciais às 19h de segunda a sexta e aos finais de semana, dia de maior fluxo, às 12h horário de Brasília. A medida, de acordo com o documento, prejudicou o comércio local e principalmente tem gerado aglomerações.

Segundo Bernardo Mendes, presidente da ACIEB, isso pode ser evitado com a extensão do horário de funcionamento, seguindo o horário da capital. “Um ponto forte é que o horário reduzido do comércio tem gerado a concentração de consumidores nas lojas, mercados e shopping nos horários de picos coletivos, favorecendo a aglomeração de pessoas.”  frisou Mendes

Para o grupo, a saúde e a economia precisam andar lado a lado e juntas estão pedindo socorro. “Nós já utilizamos todos os recursos oferecidos pelo Governo Federal, como as suspensões de contratos e redução de jornadas de trabalho, feitas pela MP 936. Muitas empresas estão pré destinadas a fechar as portas e serão muitos chefes de família sem empregos, por isso estamos pedindo para que possamos seguir o decreto conforme o horário de Cuiabá.", disse Renato Araújo, associado da ACIEB.

A ACIEB entende que além de criar um ambiente propício para a saúde pública, ao diminuir o fluxo de consumidores em horários de picos, seguindo o fuso horário de Cuiabá, possibilitaria o funcionamento das lojas de rua e shopping em tempo mais estendido, oferecendo aos empresários um horário bom para as vendas, a fim de manter empregos e tentar gerar faturamento suficiente para pagar colaboradores, fornecedores e aluguéis.

No ofício enviado ao prefeito foi colocado que a saúde do nosso povo pede socorro e que o segmento empresarial de Barra do Garças também. “Em sinergia podemos encontrar soluções estratégicas que nos permitem a seguir as determinações legais e Alcançar nossos objetivos no combate à discriminação da covid-19 que movem nossa economia por meio da geração de emprego renda e insumos. A associação explica que a partir da análise dos hábitos de consumo da população e da ciência será possível encontrar uma medida eficaz para atender às exigências do referido Decreto e também mitigar as aglomerações provocadas para redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos principalmente naqueles de natureza essencial.
 
O procurador do município, Herbert Penze, disse que o assunto está sendo analisado pelo prefeito. Na próxima quinta-feira, dia 18/3, vence o decreto estadual e pelo que se comenta na capital do estado deve ser prorrogado por mais 15 dias. Agora fica a expectativa se o prefeito Adilson Gonçalves vai atender o pedido do ACIEB para seguir o horário de MT.

Questionado sobre o assunto, o presidente da CDL, Leonardo Carvalho, respondeu que não foi oficiado ou mesmo comunicado acerca de nenhuma manifestação ou solicitação neste sentido, tanto por parte da ACIEB como por parte da Prefeitura Municipal.

Entretanto, este de antemão adiantou que este é um assunto delicado, que demanda uma análise mais aprofundada, pois mexe diretamente com os hábitos e costumes do comércio e de toda a população de Barra do Garças e do Vale do Araguaia.
 
O site Araguaia Notícia lançou uma enquete, vocè é a favor ou contra Barra do Garças seguir horário de Cuiabá no comércio e fechar às 20 horas. ACESSE O LINK E VOTE. Pedimos também o seu comentário, se possível.

Com informações da Eloá Medeiros, assessoria ACIEB


 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90