09/03/2021 às 18h09min - Atualizada em 14/03/2021 às 00h00min

Como o ácido hialurônico atua no tratamento e prevenção da osteoartrose 

Segundo o Ministério da Saúde, a Osteoartrose(artrose) atinge 15 milhões de pessoas no Brasil, a maioria mulheres entre 40 e 50 anos

SALA DA NOTÍCIA Vanina Andréa Machado

A osteoartrose é uma doença que acomete as articulações promovendo o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos e danificando outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. 

Segundo o Ministério da Saúde, a Osteoartrose(artrose) atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. A incidência de mulheres com artrose entre a faixa etária de 40 e 50 anos, período da menopausa, é maior do que a dos homens, e tende a piorar com o avanço da idade. A osteoartrose acomete em torno de 70% a 80% dos indivíduos acima de 65 anos.

Para pessoas que praticam atividades físicas constantes que tenham impacto nas articulações, por exemplo a corrida de rua, futebol, basquete, handebol e outros, a prevenção mesmo antes de sentir dores é o caminho ideal para que em médio e longo prazo o desgaste nas articulações não se transformem em dores e o desenvolvimento de doenças como Osteoartrose seja uma realidade.

Osteoartrose é uma das doenças que mais diminuem a qualidade de vida 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. Além disso, os indivíduos com artrose relatam uma perda significativa no desenvolvimento de suas tarefas, devido às dores contínuas e limitações que os impedem de realizá-las.  

Fatores de risco 

  • Idade avançada: o risco de osteoartrose aumenta com a idade
  • Sexo: mulheres são mais propensas a desenvolver artrose, embora não seja claro o motivo. 
  • Deformidades ósseas: algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa, o que pode aumentar o risco de osteoartrite
  • Lesões nas articulações: ferimentos que acontecem na prática de esportes ou em acidentes, por exemplo, podem aumentar o risco de artrose
  • Obesidade: carregar mais peso corporal coloca pressão adicional sobre as articulações que suportam o peso, como joelhos
  • Certas profissões: se o seu trabalho inclui tarefas que envolvem esforço repetitivo em um conjunto particular, essa articulação pode, eventualmente, desenvolver artrose. Alguns exemplos são pedreiros ou atletas
  • Outras doenças: diabetes, hipotireoidismo, gota ou doença de Paget do osso podem aumentar o seu risco de desenvolver artrose

Sintomas da Osteoartrose 

O sintoma mais comum da Osteoartrose é a dor nas articulações afetadas. A dor articular geralmente piora no final do dia. Além disso, o inchaço, calor, rangidos e limitação dos movimentos nas articulações afetadas também são sintomas comuns. A rigidez articular também pode ocorrer após longos períodos de inatividade, por exemplo, quando a pessoa permanece sentada em uma cadeira. 

Tratamentos disponíveis 

Atualmente, a osteoartrose não tem cura, mas existem diversos tratamentos que podem ajudar a reduzir a dor, manter o movimento articular e melhorar a qualidade de vida do paciente. As principais opções de tratamento não cirúrgico incluem o uso de anti-inflamatórios, fisioterapias, infiltrações(injeções) com corticoides e ácido hialurônico e atualmente a suplementação oral com ácido hialurônico. 

O que é ácido hialurônico? 

Ao longo da vida, a cartilagem das articulações tende a se desgastar e, consequentemente, o líquido sinovial pode ficar menos viscoso. O mesmo efeito acontece em pessoas que sofreram alguma lesão ou apresentam inflamações nas articulações. 

O hialuronato de sódio é o sal sódico do ácido hialurônico, substância produzida naturalmente pelo nosso organismo por meio das células do tecido que revestem a articulação (sinóvia). Essa substância é um componente importante do líquido sinovial, encarregado pela lubrificação e nutrição do tecido cartilaginoso.

Quais os benefícios do tratamento com ácido hialurônico?

  1. PREVINE E ALIVIA DORES - Lubrifica e reduz o atrito entre as cartilagens pois aumenta a viscosidade do líquido sinovial das articulações.
  2. DIMINUI INFLAMAÇÕES - Auxilia a redução da ativação de células inflamatórias que causam destruição articular da artrose/artrite. Atenua dores.
  3. PRESERVA AS CARTILAGENS - Auxilia a estabilizar a degradação das cartilagens. Previne desgastes advindos da idade, doenças ou pela prática de esportes e movimentos repetitivos.
  4. AUMENTA A SÍNTESE DE COLÁGENO TIPO II - Estimula a produção de células cartilaginosas e de colágeno tipo II, ajudando a recompor a articulação.
  5. ANALGÉSICO - Tem ação nos receptores de dor articular causando analgesia, alívio da dor.
  6. PROTEGE AS ARTICULAÇÕES - As moléculas de alto peso molecular de ácido hialurônico do VEGAN se entrelaçam, formando uma solução de alta viscosidade, que serve tanto como lubrificante quanto como amortecedor de choques e impactos.

Como o ácido hialurônico atua no tratamento da artrose? 

A partir da década de 1990, os laboratórios começaram a produzir o ácido hialurônico exógeno (sintético) com objetivo de tratar os problemas articulares.
Existem diversos estudo que atestam e aprovam a suplementação oral do ácido Hialurônico.

O Vegan Hyalurone (100% H.A - Haplex Joint) em cápsulas da BelClinic Dermoativos possui propriedades que lubrificam e melhoram a viscoelasticidade do líquido sinovial articular, na absorção de impacto que, consequentemente, aliviam os sintomas da osteoartrose.

Para mais informações sobre esse tema, acesse http://www.belclinic.com.br/vegan-hyalurone

Sobre a BelClinic Dermoativos

A empresa fundada em 1991 por Mutsumi Ogura, imigrante japonesa, é conduzida por Cleyton Ogura desde 2017. Referência em tratamento de pele, com presença em 11 estados por meio de uma rede de distribuidores.

Cleyton Ogura é palestrante e engenheiro formado pela Unicamp e pós-graduado em administração pela FGV-SP. Para mais informações sobre a BelClinic Dermoativos. 

Para mais informações acesse www.belclinic.com.br ou www.belclinicbrasil.com.br

Sobre Cleyton Ogura

Cleyton Ogura é engenheiro formado pela Unicamp, pós-graduado em administração pela FGV/SP e CEO da BelClinic Dermoativos. Profissional focado, Ogura está à frente da BelClinic desde janeiro de 2017, tem como principal missão inspirar pessoas a empreender. Cleyton também atuou na área de tecnologia da informação, desenvolvimento de pólos ecoturísticos e foi responsável técnico e comercial de diversas empresas no Brasil, quase sempre sendo dono ou o principal executivo do negócio www.instagram/cleyton.ogura.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.2%
24.5%
1.4%