Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
12/03/2021 às 21h12min - Atualizada em 12/03/2021 às 21h12min

Vereador Paulo Bento explica novo selo que garante qualidade a produtos da Agricultura Familiar de Barra do Garças

Emily Tinan e Ronan de Sá / Semana 7
ARAGUAIA NOTÍCIA


O projeto de criação do novo Selo Municipal da Agricultura Familiar (SEMAF), para os produtores de Barra do Garças, deve ser votado na próxima sessão da Câmara Municipal, segunda-feira (15). Sendo de autoria do executivo, a certificação das mercadorias irá trazer segurança para os agricultores familiares e para os consumidores, como explica o vereador Paulo Bento (PL).

Segundo a proposta, a implantação do selo tem como objetivo criar uma identidade local e regional para os produtores e para suas produções familiares. Como também para os feirantes, microempreendedores individuais, comerciantes ambulantes e proprietários de bancas fixas no município.

O Semaf possuí embasamento legal através da Lei Federal n°11.326/2004 e Lei Estadual n°1.701/2018.

Conforme o parlamentar, a chegada desse novo selo irá trazer uma maior garantia de boa qualidade aos produtos, pois “para o produtor conseguir essa certificação, todas as mercadorias devem passar por um processo de inspeção, no qual, será realizado por uma equipe técnica que investigará todos os passos da produção das mercadorias, até a fase de preparação para a comercialização”, disse.

O selo será concedido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, mediante aprovação do Serviço de Inspeção Municipal e da Vigilância Sanitária.

“O secretário José Bispo (Desenvolvimento Rural) já possui montado sua equipe técnica que irá orientar os pequenos produtores em relação ao manejo, as embalagens, a produção, adesivagem, deixando tudo preparado para quando chegar na feira, as mercadorias estejam todas regularizadas”, explicou o vereador.

Incentivo a agricultura familiar

Paulo Bento ainda comentou ao Semana7 sobre seu projeto de fortalecimento da apicultura nos Projetos de Assentamentos do município, a partir da distribuição de abelhas. Segundo o vereador “esse incentivo irá trazer a oportunidade de uma nova atividade econômica para os produtores que poderão complementar sua renda com a venda do mel”, afirmou.

O parlamentar ainda conseguiu com o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, a concessão de 600 tonelada de calcário, além de maquinários para patrulha agrícola, que estão com previsão de chegar no mês de maio para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90