Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/03/2021 às 21h16min - Atualizada em 09/03/2021 às 21h16min

Querência e São Félix do Araguaia apresentam resultados do PDI

TCE - MT
ARAGUAIA NOTÍCIA / AGENCIA DA NOTÍCIA


O município de Querência atingiu 38 das 53 metas estabelecidas pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O número corresponde a 71,7% do planejamento e foi divulgado durante a reunião de apresentação dos resultados de 2020, nesta quinta-feira (04).

Os dados dizem respeito aos Projetos 1 – Planejamento Estratégico, sob coordenação da Secretaria de Apoio às Unidade Gestoras (SAUG) do TCE-MT, e do Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI).

Ao longo de 2020 a gestão manteve a cobertura potencial na educação infantil de quatro a cinco anos em 100%. Além disso, a receita própria do Imposto Territorial Rural (ITR) ultrapassou os R$ 2.550.000 previstos e chegou a R$ 2.738.325, 78 e o atendimento às famílias que necessitam de proteção social foi de 94,71%, superando a meta de 55%.

“Estamos à disposição para auxiliar na execução do projeto. A partir dele temos ajudado na questão da gestão e chegado a bons resultados, com em boa entrega aos munícipes. Isso é o que importa do ponto de vista da aplicação de recursos públicos”, explicou o titular da SAUG, Adjair Roque de Arruda. 

Na ocasião o vice-prefeito de Querência, João Carlos Pizzi, lembrou que a parceria com o TCE-MT data de 2015 e agradeceu pelos frutos colhidos. “Esperamos que esta relação continue em 2021. Pelos números de 2020 podemos ver que a equipe foi participativa e que trabalha muito, o que é muito produtivo”, disse.

Atendendo aos protocolos de biossegurança implantados pelo órgão, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste ano, os encontros com os gestores dos 21 municípios que compõem o PDI acontecem virtualmente. Confira o cronograma completo aqui.

São Félix do Araguaia 
Já o município de São Félix do Araguaia cumpriu com 36 das 66 metas propostas pelo programa. O número corresponde a 54,55% do total de objetivos, dos quais se destacam a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais das escolas públicas para 5,10%, superando o planejado, que era 4,4%. 

A administração também apresentou evolução na média da cobertura mensal de famílias que necessitam de proteção social básica, com aumento de 19,73% para 26% com relação ao estabelecido pelo PDI; Vale ressaltar ainda que o recebimento da dívida ativa cresceu de 4,6% para7.38%. 

Para a prefeita de São Felix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, a atuação conjunta entre a equipe do Tribunal e da Prefeitura é de fundamental importância. “Os municípios adesos só tem a ganhar. Espero que, apesar dos tempos difíceis, possamos fortalecer as ações dentro do que é permitido. ”

Sendo assim, o coordenador do Projeto 1, Guilherme Almeida, afirmou que a proposta para 2021 é ampliar o acompanhamento dos jurisdicionados. “Queremos ter aproximação maior com os municípios neste ano. Estamos planejando viajar para conhecer melhor cada realidade”, contou. 

O PDI

O PDI tem por objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos, por meio de práticas que buscam introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.
Dentre os pontos avaliados estão o cumprimento das metas estabelecidas nos planejamentos estratégicos, bem como a transparência e as ações voltadas para a participação dos cidadãos.

No total, ele engloba cinco projetos, sendo eles: Projeto 1 – Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 – Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de cursos presenciais e à distância; Projeto 4 – Controle Gerencial utilizando o sistema Geoobras; e Projeto 5 – Modernização Institucional.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90