06/03/2021 às 21h17min - Atualizada em 06/03/2021 às 21h17min

Barra do Garças, é uma das 15 cidades de MT, que assinam lista para comprar vacinas contra Covid

O prefeito Adilson Gonçalves participa de uma frente nacional de prefeitos que tem pressa em ter as vacinas

Araguaia Notícia e O Livre


O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, é um dos quinze gestores municipais de Mato Grosso que integraram o consórcio criado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a compra direta de vacinas com laboratórios. O LIVRE teve acesso à lista dos municípios integrantes do consórcio. 

Além de Cuiabá, estão na lista de signatários, prefeitos de Cáceres, Primavera do Leste e Sorriso (veja a lista abaixo). Esta semana os gestores se reuniram em videoconferência para articular a entrada no mercado em busca de imunizantes contra a covid-19. 

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios em Mato Grosso (AMM), Neurilan Fraga, diz que o aumento de mortes neste ano “preocupa e exige uma reposta rápida” para o avanço da campanha nacional conduzida pelo Ministério da Saúde. 

“Em reunião com o ministro da Saúde esta semana, reivindicamos um posicionamento sobre a aquisição e distribuição das doses, além do cumprimento do calendário de vacinação”, disse. 

Nota publicada nessa sexta-feira (5), como resultado da reunião entre prefeitos, defende a negociação temporária dos Estados e respectivos municípios para a aquisição suplementar das vacinas, caso “persista a indefinição do PNI (Plano Nacional de Imunização)”.  

“Nesse cenário de vácuo da União e falha do PNI, esse processo pode ser facilitado com a utilização dos 305 consórcios públicos que já atuam na área de saúde e que abrangem 3.612 municípios brasileiros, não sendo necessária e efetiva a criação de novas estruturas para esse fim”, diz trecho da nota. 

Como publicado pelo LIVRE, Mato Grosso tem três frentes de ofertas de compra de vacinas em paralelo ao cronograma do Ministério da Saúde. A adesão de mais municípios ao consórcio da FNP engrossa a investida. A previsão é que o grupo seja instalado até o dia 21 deste mês. 

Municípios de Mato Grosso que manifestaram interesse em adesão:
Alto Araguaia
Barra do Garças
Brasnorte
Cáceres
Campinápolis
Cuiabá
Diamantino
Nortelândia
Nova Lacerda
Nova Xavantina
Pontes e Lacerda
Primavera do Leste
Querência
Sapezal 
Sorriso 

Com informações de Reinaldo Fernandes (O Livre) e assessoria da AMM
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.2%
24.5%
1.4%