Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/03/2021 às 14h25min - Atualizada em 01/03/2021 às 14h25min

Projetos ambientais são apresentados nas escolas municipais de Barra do Garças

As Secretarias de Educação e Meio Ambiente trabalham em conjunto para realização efetiva de ações de Educação Ambiental

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA


O Brasil tem a maior reserva de água doce da Terra, cerca de 12% de todo o mundo. Barra do Garças usufrui de grande parte dessa riqueza, em cachoeiras, os rios Garças e Araguaia e um lençol freático riquíssimo contendo águas termais. Porém não se trata de um recurso inesgotável e  a população precisa ter consciência que este privilégio pode acabar. A adoção de medidas de proteção e preservação ao meio ambiente é fundamental para o equilíbrio natural do planeta. 

Em Barra do Garças, há quatro anos são realizadas ações através do projeto intitulado “Encontro das Águas do Vale” que pretende adotar estratégias de intervenção, de promoção e cuidado acerca das águas que se encontram no Vale do Araguaia.

De acordo com a professora Gersileide Paulino de Aguiar, uma das responsáveis pelas políticas de educação ambiental, o objetivo do projeto é desenvolver junto aos professores, alunos e sociedade civil em geral, uma postura participativa. 

“Com a conscientização dos problemas ambientais, buscamos levar a população a reconhecer a importância da água na nossa vida e as consequências pelo seu mau uso, além de compreender a importância da coleta e tratamento da água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde”, ressalta Gersileide. 

Além disso, em consonância com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, foram realizadas visitas nas escolas entre os dias 23 e 26 de fevereiro com o intuito de apresentar os projetos de educação ambiental que serão promovidos junto à comunidade escolar.

Outro projeto que foi apresentado é o de sistema de coleta seletiva, que vem sendo implantado nas escolas municipais por meio do Projeto Reciclagem nas escolas - ECOPONTOS e é parte integrante e fundamental de seleção e gerenciamento dos materiais recicláveis.

O projeto tem também como objetivo a diminuição de resíduos que são dispensados no ecossistema, de conscientização sobre os danos causados no ambiente pela disposição indevida de resíduos e orientar a segregação correta do material reciclável e orgânico. 

LEGENDA REDES SOCIAIS: 

Os projetos envolvem ecopontos para seleção de materiais recicláveis, preservação das fontes de água de nosso município e região, além da realização de visitas que buscam disseminar a educação ambiental em escolas. 

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »