24/02/2021 às 11h16min - Atualizada em 24/02/2021 às 11h16min

Prefeitura de Barra do Garças vai auxiliar Parque Serra Azul na luta contra as queimadas florestais

Normalmente as queimadas acontecem de julho a setembro quando tem a estiagem

Assessoria / Sectur de Barra do Garças
ARAGUAIA NOTÍCIA


A prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo, participou nesta semana de uma reunião para definir o plano de ação contra as queimadas no Parque Estadual Serra Azu, um dos cartões-postais da cidade de Barra do Garças-MT.

O encontro foi realizado no Centro de visitantes do Parque Serra Azul com a presença de representantes da prefeitura e também da direção do parque, que apresentou uma palestra com o tema ‘’ Preparativos para o período de queimada florestal no Parque e APA PÉ da Serra Azul’’.

Participaram do evento a secretária de Turismo, Jéssika Satiko; o secretário de Meio Ambiente, Clerismar Ferreira; o secretário de Transportes, Marcus Coelho; e o secretário de Obras, Julio Cesar. E também integrantes da equipe de SEMA (Parque Estadual Serra Azul), a Gerente Regional do Parque Estadual da Serra Azul e APA Pé da Serra, Cristiane Schnepfleitner, o coordenador operacional do Parque Estadual da Serra Azul, Josimar Pereira Gomes; à superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Gabriela Priante.

A direção do parque informou sobre toda a extensão e limites do Parque Serra Azul, nesse contexto, foi elucidado o processo de atuação da Brigada de Incêndio, citando o planejamento para este período. Apresentaram também informações a respeito da APA (ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL) Pé da Serra.

Nessa ocasião, destacou-se a importância do apoio da Prefeitura Municipal em algumas vertentes, tal como processos de manutenção estrutural no Parque e apoio na fiscalização.
 
A prefeitura através da Secretaria de Turismo se colocou a disposição para colaborar na elaboração e execução de ações em prol da preservação do Parque Serra Azul. Normalmente as queimadas ocorreram de julho a setembro quando começa a estiagem. A expectativa é que neste ano, Sema e prefeitura com apoio da comunidade consigam evitar as queimadas no parque. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.5%
23.9%
1.6%