Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/02/2021 às 09h58min - Atualizada em 23/02/2021 às 09h58min

Jacaré é filmado dentro de prédio de universidade estadual

Um vídeo feito pelo vigilante mostra o animal em frente à cantina da instituição. Segundo UEG, é comum a aparição de jacarés no local devido à proximidade de um lago da cidade.

G1 GO
ARAGUAIA NOTÍCIA
Apesar de não estar recebendo alunos de forma presencial por causa da pandemia da Covid-19, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu um visitante um tanto diferente na segunda-feira (22), em Porangatu, no norte do estado. Um jacaré foi flagrado passeando pelo prédio da instituição. Um vídeo feito pelo vigilante do local mostra o animal passando bem devagar em frente à cantina da UEG (veja acima).

O flagrante foi feito vigilante Gerlis Ferreira, por volta de 12h. Segundo ele, não é a primeira vez que jacarés aparecem na UEG da cidade.

“Eu estava aqui e, de repente, me deparo com o jacaré aqui. Não é a primeira vez que eles vêm aqui, não. Com esse excesso de chuva, eles estão sempre aparecendo por aqui. Há um tempo, apareceu uma raposa. Outras vezes, capivaras”, disse.

Gerlis acredita que os animais que aparecem no prédio saem do Lago Grande, que fica próximo à universidade. Por já estar acostumado, ele disse que nem se assustou.

“Foi tranquilo, não tenho medo não, já sou acostumado [risos]. Nas primeiras vezes que eles entravam, a gente até acionava os bombeiros, mas como a gente foi acostumando, a gente deixou de ligar até para evitar atrapalhar alguma ocorrência deles. A gente só encaminha os bichos em direção à lagoa, e eles vão embora sozinhos”, disse.

Porém, o Corpo de Bombeiros orienta que quem flagrar algum animal silvestre no ambiente urbano deve ligar para a corporação, não tentar capturá-lo por conta própria e manter a devida distância do bicho, já que ele pode reagir e até atingir as pessoas.

A coordenadora da UEG em Porangatu, Lucimar Marques da Costa, disse que há muitos jacarés no lago da cidade e reforça que eles já entraram outras vezes na UEG, mas que raras vezes foram em períodos de aulas presenciais.

Ainda de acordo com Lucimar, a visita do jacaré virou brincadeira entre os moradores da cidade, que dizem que o animal foi se inscrever no vestibular da UEG, que têm o último dia de inscrição nesta terça-feira (23).

“Estamos brincando que o jacaré veio fazer a inscrição para o vestibular da UEG, pois nesta terça-feira é o último dia de se inscrever. Eles aproveitaram que está tranquilo [sem aulas presenciais] e vieram estudar", brincou a coordenadora.

Jacarés em Porangatu

Em março de 2020, imagens feitas por moradores de Porangatu mostraram um jacaré em uma calçada próximo ao Lago Grande (veja abaixo) . O flagrante foi feito após uma forte chuva na cidade que, na época, fez com que alguns moradores precisassem usar canoas em ruas devido aos alagamentos.

Dois anos atrás, em fevereiro de 2018, um jacaré foi visto andando por uma avenida de Porangatu (assista abaixo). O vídeo foi feito pelo telespectador da TV Anhanguera Uilton Rocha após uma forte chuva que transbordou lago da cidade.

Apesar dos flagrantes, não houve registros de que os animais tenham tentado atacar ninguém, segundo os bombeiros. A suspeita é que eles tenham saído do seu habitat durante o transbordamento do lago.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90