Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/02/2021 às 22h25min - Atualizada em 22/02/2021 às 22h25min

Deputados batem martelo e decidem por Max Russi para presidente e Botelho como 1°secretário

Felipe Leonel e Rafael de Sousa / Repórter MT
ARAGUAIA NOTÍCIA


O deputado estadual Max Russi (PSB) foi confirmado como candidato à presidência da Assembleia Legislativa, e Eduardo Botelho (DEM) como primeiro-secretário, pelos deputados que compõe a atual Mesa Diretora . A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (22) durante reunião na casa de Botelho, no Bosque da Saúde, em Cuiabá.

No encontro ficou definido que, a atual vice-presidente, Janaina Riva (MDB) ficará na segunda-secretaria e Dilmar Dal’Bosco (DEM), líder do Governo na Assembleia, como primeiro vice-presidente. O deputado Wilson Santos (PSDB) será o segundo-vice.

Os deputados Claudinei Lopes (PSL) será o terceiro secretário. A quarta secretária ainda não foi definida, pois a vaga seria do deputado Valdir Barranco (PT), mas ele está internado para tratar da covid e não poderia assinar a ata de formação da chapa.

A mudança repentina da composição da Mesa Diretora ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspender a eleição que reconduziu o deputado Eduardo Botelho à presidência da Assembleia Legislativa. A decisão atende pedido do partido Rede Sustentabilidade, ingressada no dia 17 de fevereiro.

O Sustetabilidade afirma que a Constituição Estadual está em desacordo com a Constituição Federal, que não permite que os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal sejam reconduzidos dentro da mesma legislatura.

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes deu prazo de até 48 horas para que seja marcada uma data para a nova eleição. Por isso, as inscrições de chapas concorrentes a de Max Russi devem ocorrer até às 17h desta terça-feira (23). 

Até o momento somente o deputado Silvio Fávero (PSL) demonstrou interesse em concorrer ao cargo, porém, ainda não conseguiu montar chapa.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »